Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Richard Dawkins dá um golpe de misericórdia no "Design Inteligente"

Versão moderna do criacionismo, o "Design inteligente "propõe que toda a vida na Terra foi "projetada" por um ser superior. O biólogo Richard Dawkins demonstra no livro " O maior espetáculo da Terra" como é fácil refutar as afirmações dos proponentes do DI.
Aqui estão alguns trechos:


Capítulo 10-A árvore de parentesco
Sobre os problemas da evolução da visão:

Os “fios” que ligam as foto-células ao cérebro percorrem toda a superfície da retina , e com isso os raios luminosos precisam atravessar um tapete de fios reunidos em massa antes de atingir as foto-células. Isso não faz sentido.E fica ainda pior. Uma conseqüência de as fotocélulas apontarem para trás é que os fios que levam seus dados precisam dar um jeito para atravessar a retina e voltar ao cérebro. O que eles fazem, no olho dos vertebrados, é convergir todos para uma abertura específica e mergulhar através dessa passagem. A abertura cheia de nervos é chamada de ponto cego porque é cega, mas “ponto” é um termo lisonjeiro, já que ela é bem grande; está mais para um trecho cego o que também nos causa grande inconveniência graças ao software do cérebro, o nosso“Photoshop” automático. Mais uma vez, é caso de devolução, pois não só é um projeto malfeito, é o projeto de um completo idiota.



Páginas 332-333


Capítulo 12-Corridas armamentistas e teodiceia evolucionária





Um aspecto das corridas armamentistas que pode preocupar os entusiastas do design inteligente é a pesada dose de inutilidade que as onera. Se é para postular um criador do guepardo, ele evidentemente há de ter empregado todo o seu engenho como projetista na tarefa de elaborar um supremo matador. Um vislumbre desta máquina de correr não deixa dúvidas. O guepardo, se vamos falar em design, é esplendidamente projetado para matar gazelas. Mas o mesmíssmo designer também se desdobrou o quanto pôde para projetar uma gazela magnificamente equiparada para escapar desses mesmos guepardos. Afinal de contas, do lado de quem o designer está? Quando vemos músculos poderosos e a espinha flexível do guepardo, temo que concluir que o designer quer que esse felino vença a corrida. Mas quando olhamos a gazela galopando, fintano e saltando veloz como um relâmpago, chegamos à conclusão posta:Será que a mão esquerda do criador sabe o que faz a mão direita? Será ele um sádico que os deleita com o esporte de espectador e vive aumentando aparada para os dois lados a fim dar mais emoção à caçada? “Ele que fez o cordeiro, fez a ti”?
 Será mesmo parte do desígnio divino que o lobo e o cordeiro pastarão juntos e que o leão comerá palha como o boi? Nesse caso, o que explica os formidáveis dentes carnívoros, as garras assassinas do leão e do leopardo? Para que a assombrosa velocidade e a ágil arte de fuga do antílope e da zebra?
Páginas 358-359

Um comentário:

Fernando Silva disse...

Não é possível ganhar uma discussão com um criacionista, no máximo empatar, a menos que eles sejam obrigados a responder perguntas diretas sobre suas crendices, mas eles são, ou espertos demais para cair nesta ou com a mente fechada demais para entender que estão errados.

25 Argumentos Criacionistas & 25 Respostas Evolucionistas
http://ateusdobrasil.com.br/p/366/