Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A geração " cala a boca'

Ofensas no twitter: Nada de propostas

O twitter é uma excelente ferramenta de comunicação. Em poucos caracteres, todos podem se expressar e ver comentários em tempo real sobre os mais diversos assuntos. Infelizmente este meio de comunicação não é bem utilizado por uma boa parcela de internautas.Uma grande parte dos "twiteiros" utiliza o site para ofender a candidata Dilma Roussef. Dizem que ela deve "calar a boca", chamam-na de terrorista e não possuem nenhuma capacidade de debater propostas. 

Existem razões profundas para vermos tantas críticas à Dilma. Uma  parte destes que escrevem coisas como " cala a boca Dilma" são jovens, que nunca estudaram a fundo a política, leem a Veja e assim pensam que entendem de eleição. Outros apenas repetem o que seus pais, conservadores dizem. Alguns talvez entrem na onda, por modismo. Estranho mesmo é ver os eleitores de Marina Silva, que jactam-se de serem jovens e supostamente politizados, entrando na onda das ofensas mais sujas e perdoem-me a palavra, canalhas.
Por que não refutam as propostas da candidata do PT? Por que não dão sugestões sobre quais mudanças o Brasil necessita nos próximos anos?
Quanto ao candidato José Serra, estes são poços de candura e praticamente tecem loas e oferecem flores ao tucano. Elogios permeiam os comentários sobre Serra, não tratando-o com um respeito que deveria ser dado a todos os candidatos, independente de se concordar com o postulante ao cargo de presidente da repúbolica ou não. Neste cenário, é curioso que a grande mídia, como os jornais "Folha de São Paulo" e "O Estado de São Paulo", que gostam de fazer uma grande cobertura sobre a repercussão da eleição na internet, nada falem sobre este segmento de comentários no twitter. Durante o debate de hoje na Uol, o mediador do encontro entre os presidenciáveis anunciava à todo instante que o debate estava na liderança dos tópicos mais comentados do twitter (trending topics), mas ninguém citou que a maioria deles se tratava ou de piadas ou de ofensas à Dilma Roussef. Quem são os jovens que falam para Dilma "calar a boca"? São eleitores? Estão apenas demonstrando pura falta de noção política e debilidade no melhor estilo "maria-vai-com as outras".
No twitter, é comum que as pessoas repercutam o que os outros dizem , dando o "retweet". Muitos comentários políticos interessantes , mesmo que em 140 caracteres, deixar de ser "retwitados". Já ofensas e piadas constantemente são repetidas. É a banalização e a imbecilização de um excelente veículo de comunicação, perdendo qualidade e ganhando uma grande quantidade de alienação.

 Na campanha para a presidência dos Estados Unidos que Barack Obama venceu, o twitter foi muito utilizado. Lá, apesar de existirem piadas com os candidatos, debates de temas importantes ocorria na época da eleição. No Brasil, apenas confirmamos o que o antropólogo Darcy Ribeiro dizia:" A burrice no Brasil tem um passado glorioso e um futuro promissor". Pena.


2 comentários:

Celso F. Araujo disse...

A maioria dos brasileiros não está preparada para a democracia e tem gente que "sente saudades dos tempos dos militares": quanto ignorância.
Digo mais, muitos não estão nem preparados para a comunicação eletrônica: maldita inclusão digital de apedeutas!

Conrado disse...

Você esqueceu de um detalhe: a rede de perfis controlados por funcionários do demotucanato.

É impossível saber qual o tamanho da importância, na formação dos trends, dessa empreitada ao mesmo tempo tão patética quanto nociva.

Para saber mais sobre os trolls pagos pelo PSDB, veja http://www.advivo.com.br/search/node/graeff