Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2012

Manifesto de Indignação contra a Revista VEJA

Não vou manifestar aqui minhas opiniões de acordo com meus aspectos ideológicos, como já são sabidos por parte de meus colegas e alunos, mas vou manifestar como professor, sobre o fato ocorrido neste final de semana no ENEM, em que a Revista VEJA, por meio de suas redes sociais incentivou candidatos ao ENEM a cometer um crime federal, onde tentaram engambelar um concurso federal, por meio de vazamento do sigilo. Já está mais do que na hora de o povo reivindicar um meio de controle da mídia e a instalação de um Conselho que julgue severamente atos anti-éticos como este cometido.




Como professor, venho manifestar por meio do meu blog minha indignação pela atitude da plataforma on-line (Twitter) da Revista VEJA, que induziu estudantes no sábado e no domingo deste fim de semana a cometer um crime federal, devidamente previsto pela Lei 12.550/11, que coloca como crime no Artigo 311-A:

"Utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, conteúdo sigiloso de: III - processo seletivo para ingresso no ensino superior"

Assim a Revista VEJA não somente prestou um desserviço a toda a sociedade, mas usou da boa fé de estudantes, muitos deles menores de idade, para cometer um crime federal. Tudo isso sob força de uma legislação fraca, que não prevê punições a meios de mídia que atentem contra a lisura e contra a ética na sociedade, como neste episódio trágico.

Fico entristecido como professor, quando vejo alunos como este envolvidos em episódios que podem marcá-los definitivamente em casos de comprometimento de exames federais. Pior ainda, é saber que isto vem como preparativo para uso deste como caso político para 2014, quando haverá eleições para governador e presidente, e que o atual Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, foi aquele quem quase levou a eleição para o segundo turno, contra o atual governador Geraldo Alckmin, que era apoiado por esta mesma revista.

Tenho a nítida percepção que este é mais um caso político, que vem para manchar a organização do segundo maior processo de ingresso à universidades existente no mundo. Como professor não posso deixar de me manifestar e exigir junto aos meus meios a punição desta revista e exigir um meio de controle a mídia.

Bruno Lima Emidio - Professor de Geografia

2 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

O seu blog contribui para a difusão da informação com inteligencia.......em um contexto socialista e progressista.
wwwsabereducar.blogspot.com

Apelido disponível: Sala Fério disse...

É esse o tipo de mídia que temos, que se erige em oposição política. No meu bloguinho também falo nisso:

http://salafehrio.blogspot.com.br

Abraços!