Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2012

Objeto que "entra" em cratera de vulcão mexicano gera polêmica










Imagens de um enorme objeto não identificado que aparentemente "entra" na cratera do vulcão mexicano Popocatéptl despertaram polêmica no país. Uma câmera da rede de televisão Televisa que monitorava a atividade do vulcão captou o momento de dois segundos em que um objeto luminoso aparentemente é lançado sobre a cratera. A emissora afirma que se trataria de um objeto enorme, com um quilômetro de altura e 200 metros de largura, que se deslocaria a uma velocidade superior a de um avião. O fato, claro, tem dado o que falar. Uma astrônoma entrevistada pela Televisa diz que não é possível saber se o objeto caiu exatamente dentro da cratera do vulcão. Ela descartou que se tratasse de um material incandescente lançado pelo vulcão, ou mesmo um meteorito, já que as imagens não mostram uma trajetória de luz deixada pelo objeto em movimento.

A astrônoma e outros especialistas não descartam que possa ser uma ilusão de ótica causada por um defeito na lente da câmera e na própria gravação. Mesmo assim, a Televisa mostrou as imagens em um telejornal de horário nobre, levantou dúvidas sobre a origem do objeto e abriu espaço para todo tipo de interpretação - inclusive de histórias sobrenaturais e de extraterrestres, abundantes nesta época de festas de Halloween, comemoradas em grande escala no México sob influência do vizinho Estados Unidos.

O vulcão Popocatéptl, que aumentou sua atividade nos últimos meses, sempre despertou as mais variadas histórias. O vulcão fica 80km de distância da Cidade do México e é rodeado pelos Estados do México, Morelos e Puebla. Muitos moradores da região difundem uma lenda sobre o "Don Goyo", como também é conhecido o vulcão. O Popocatéptl seria um guerreiro asteca que repousa ao lado de sua amada, representada por outro vulcão próximo, Iztaccíhuatl, e que de vez em quando soltaria uma fumaça triste. As imagens recentemente divulgadas alimentam ainda mais a aura de mistério sobre o Popocatéptl.

O Globo

Um defeito no vídeo? Um objeto voador não-identificado? Estranho.



Nenhum comentário: