Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cientistas descobrem como fazer o tempo passar mais rápido ou mais devagar



Dois pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, usaram dois macacos rhesus em um estudo para determinar como o cérebro tem noção de tempo — e, com isso, mudar a noção de tempo que um ser humano tem, para mais rápido ou mais devagar.

Os macacos tiveram que executar tarefas que requeriam mover os olhos entre dois pontos, em intervalos regulares de um segundo. Apesar de ter ajuda externa para “manter a noção do tempo”, após três meses os macacos aprenderam a mover os olhos em uma velocidade padrão (entre 0,0973 segundos e 1,003 segundo).

Usando eletrodos, eles perceberam atividade cerebral em 100 neurônios no região associada com o movimento do olho. A cada movimento dos olhos, a atividade diminuía, de um modo que ajudava a “predizer” o próximo movimento.

Se demorasse em diminuir a atividade, a concepção do macaco de segundo estaria maior do que o normal, enquanto uma queda rápida na atividade significaria uma noção de segundo menor do que o normal.

Geoffrey Ghose, um dos dois pesquisadores (o outro é Blaine Schneider), disse à New Scientist:

— Em nosso modelo, uma mudança na atividade é só o que você precisa para ter uma sensação diferente de que horas são.

Essa noção vai ajudar os cientistas a entender como o cérebro processa o segundo passando.

No estudo, eles perceberam que a noção é descentralizada no cérebro, com vários circuitos usando seus próprios mecanismos temporais para cada atividade. Isso explica por que, em certas condições, achamos que o tempo passa mais rápido — como quando estamos nos divertindo.




R7

Nenhum comentário: