Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Vídeo de eleitor flagra máquina mudando voto de Obama para Romney





A gravação mostra apenas um dedo pressionando a tela, mais de uma vez, sobre o nome do democrata, mas a opção do republicano é que aparece selecionada.

O eleitor, identificado apenas pelo nome de usuário no Youtube, "centralpavote", disse que testou também o voto na candidata independente Jill Stein, que foi marcada sem problemas.

- Em seguida, eu retirei a opção do nome dela e comecei a buscar onde estariam as "áreas ativas" (da tela sensível ao toque) para Romney. Desde o topo do "botão" de Romney até o fim do botão de Obama, estava tudo ativo para Romney - explicou, na descrição do vídeo no Youtube.

Outros eleitores, segundo ele, não relataram problemas. O autor do vídeo disse que chamou uma voluntária, mas ela afirmou que estava "tudo bem".

Especulações sobre manipulação do vídeo começaram depois que algumas pessoas que assistiram o vídeo perceberam a ausência de alguns quadros (frames) da gravação.

- Não sou um cara de vídeo, mas se for possível provar se um vídeo foi alterado ou não, eu fornecerei com prazer a gravação bruta para quem quer que se disponha a fazê-lo. Os frames que “pulam” são resultado de uma câmera ruim do Android, nada mais.


O Globo

Depois os conspiracionistas brasileiros falam mal da urna eletrônica desenvolvida em nosso país, muito mais segura que qualquer similar dos Estados Unidos. O sistema americano eleitoral é extramamente fácil de ser fraudado, bastando lembrar da eleição de George W. Bush, em 2000, quando derrotou Al Gore em circunstâncias estranhas.

Nenhum comentário: