Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2012

Nasce ovelha geneticamente modificada por chineses para produzir apenas gordura saudável em sua carne



Os cientistas clonaram ovelhas com modificações genéticas para desenvolverem apenas boas gorduras.


Essas gorduras ditas saudáveis são encontradas naturalmente em peixes, sementes, nozes e verduras, reduzindo o risco de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares.

A ovelha chamada de Peng Peng nasceu com 5,74 kg em um laboratório da região do extremo oeste da China, em Xinjiang. “A ovelha está crescendo muito bem e é muito saudável como qualquer ovelha normal”, comentou o cientista Du Yutao do Instituto de Genômica de Pequim (BGI) em Shenzhen, sul da China, em declaração a agência de notícias Reuters, publicada no portal britânico Daily Mail.

Du e seus colegas inseriram genes ligados á produção de ácidos graxos polinsaturados em uma célula retirada da orelha de um carneiro. A célula foi então inserida em um óvulo não fertilizado e implantado no útero de uma ovelha de aluguel.

“O gene foi originalmente introduzido em um tipo de verme, cujo nome científico é Caenorhabditis elegans para provar suas propriedades na produção de gordura saudável, sendo bom para a saúde humana”, comentou Du.

A China precisa alimentar 22% da população mundial, mas tem apenas 7% de terras aráveis, dedicando-se na exploração de tecnologias para aumentar a produção nacional de grãos, carnes e outros produtos alimentícios.

Mas há preocupações sobre a segurança de alimentos geneticamente modificados e levará alguns anos para que a carne de animais com genes modificados ganhe as prateleiras dos mercados chineses.






“O governo chinês encoraja projetos de transgênicos, mas precisamos ter melhores métodos e resultados para provar que plantas e animais transgênicos são inofensivos e seguros para o consumo, o que é crucial”, comentou o pesquisador.

Alguns grupos de defesa do meio ambiente dizem que isso é mais um passo para encarar a criação de animais apenas como uma simples mercadoria para os benefícios da indústria de alimentos ao redor do mundo.

“A modificação genética de animais é susceptível em altos índices de fracasso, assim como ocorre como as plantas, e isso pode ter implicações para o bem-estar do animal”, comentou Pete Riley, diretor de um grupo de defesa dos animais.

A grande questão é que já sabemos que mantendo uma dieta balanceada, evitando excessos e fazendo exercícios físicos regularmente, podemos evitar problemas cardíacos.



“Neste contexto modificar geneticamente ovelhas é simplesmente algo estúpido e o dinheiro poderia ser aplicado em programas de saúde pública destinado a todas as pessoas no planeta para terem acesso a uma dieta equilibrada”, comentou Pete.

Os Estados Unidos é líder mundial na produção de alimentos geneticamente modificados. Seu órgão de regulamentação, o FDA (com papel semelhante ao da ANVISA no Brasil) já aprovou a venda de alimentos provenientes de clones e seus descendentes, afirmando que os produtos são indistinguíveis dos animais não clonados.

A empresa AquaBounty, EUA, patenteou um salmão do Atlântico geneticamente modificado que consegue crescer em níveis assustadores e deve ser aprovado para venda e consumo ainda este ano no país.


Jornal Ciência

Nenhum comentário: