Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Alimentos gordurosos aumentam os riscos de desenvolver depressão



Além do risco de aumento de colesterol e do entupimento das artérias, a ingestão de alimentos ricos em gorduras trans e saturados possibilita que aumentem os riscos de depressão, de acordo com um estudo espanhol publicado nos Estados Unidos, afirmando os resultados de estudos anteriores que vinculavam o consumo de comida rápida a esta doença. Os cientistas que participaram do estudo demonstraram ainda que alguns produtos, como o óleo de oliva, ricos em ácidos-graxos ômega 3, podem combater o risco de doença mental.

Autores do amplo estudo, realizado pelas universidades de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria, acompanharam e analisaram a dieta e o estilo de vida de cerca de 12 mil voluntários ao longo de seis anos. Quando o estudo começou, nenhum dos participantes havia sido diagnosticado com depressão. Ao final, 657 tinham desenvolvido a doença.





A pesquisa mostrou que o número de pessoas com depressão no mundo é de 150 milhões, e aumentou nos últimos anos. A causa, segundo os autores, foi à mudança radical nas fontes de gorduras ingeridas em dietas ocidentais, onde se substituiu gorduras benéficas encontradas em nozes, óleos vegetais e peixes pelas encontradas em carnes, manteiga, massas de produção industrial e comida rápida.

Nenhum comentário: