Pesquisar este blog

sábado, 1 de janeiro de 2011

Momentos para a história: Dilma é a presidente




BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff recebeu neste sábado, por volta das 17h, a faixa presidencial das mãos de Luiz Inácio Lula da Silva. Ao receber a sucessora no Palácio do Planalto, Lula abraçou Dilma, pegou sua mão e a ergueu. Em seguida, foi entoado o Hino Nacional.

Antes, às 15h, Dilma fez o juramento de posse no Congresso Nacional, no qual prometeu defender a Constituição. A partir deste momento, foi declarada empossada, assim como o vice Michel Temer. Logo depois, deu início ao discurso , lembrando que esta é a primeira vez que "a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher". Ela chorou ao dizer que seria a presidente de todos os brasileiros. Os dois momentos foram acompanhado por chefes de Estado e outras autoridades internacionais que estão presente no local.

- Sinto uma imensa honra por essa escolha do povo brasileiro e sei do significado histórico dessa decisão - disse.

Ela citou como missões "honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos". Também prestou homenagem ao vice-presidente de Lula, José de Alencar, que está hospitalizado. Ela referiu-se a ele como um "grande homem".

Vestida com um tailleur branco, Dilma deixou a residência oficial da Granja do Torto, às 14h05m, escoltada por batedores do Batalhão da Guarda Presidencial. Chegou à Catedral Metropolitana de Brasília, onde ingressou no Rolls-Royce da Presidência da República, que estava coberto por conta da forte chuva em Brasília.

Dilma estava acompanhada da filha única, Paula Rousseff, e, pela janela, acenou para o público presente na Esplanada do Ministério. Depois do desfile, ela chegou ao Congresso e foi recebida pelo presidente do Senado, José Sarney. Ao invés de descer a rampa, a presidente teve que entrar pela chapelaria, também por conta do temporal. Na Câmara dos Deputados, foi cumprimentada por parlamentares. Lá, posou para fotos ao lado de Sarney.

O vice, Michel Temer, veio em um Cadilac logo atrás, acompanhando pela mulher. Depois eles vão até o Palácio do Planalto e em seguida ao Itamaraty.

Assim que saiu do plenário da Câmara, a presidente Dilma foi para o gabinete da presidência do Senado, acompanhada de Sarney, do presidente da Câmara, Marcos Maia (PT-SP), e do vice-presidente, Michel Temer. Foi o momento previsto para que, caso Dilma quisesse, tomar uma água, café, retocar a maquiagem ou trocar de roupa. Foi a primeira vez que isso aconteceu em uma posse.

Na saída do Congresso, a chuva deu uma trégua e Dilma finalmente pôde saudar sem problemas o público, por quem foi aplaudida. Foram executados uma salva de 21 tiros ao som do Hino Nacional. Depois, ela passou a tropa em revista, na condição de chefe das Forças Armadas. Em um gesto não previsto no protocolo, Dilma beijou a bandeira brasileira que era segurada por um dos militares.

Dilma foi de carro aberto do Congresso Nacional ao Palácio do Planalto, onde subiu a rampa e encontrou com o presidente Lula. No loca, ela receberá a faixa do presidente Lula. Antes da chegada de Dilma, os Dragões da Independência tocaram o hino da vitória de Airton Senna.

Ao chegar no Palácio do Planalto, Lula acenou para multidão que respondeu com gritos de "Lula, Lula".

O Globo

Nenhum comentário: