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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Empresa picareta 1: Brastemp


 A história do senhor Osvaldo Boreli é um claro exemplo de descaso de serviços de atendimento ao consumidor no Brasil. Tão claro que acabou se transformando em um tiro no próprio pé da fabricante do produto. O problema de Osvaldo foi colocado em um vídeo no YouTube que em menos de 2 dias representa uma mancha na imagem de qualidade que a fabricante sempre alegou possuir.

Osvaldo comprou uma geladeira Brastemp que apresentou problemas no funcionamento. Ele foi até uma autorizada da marca e foi informado que para trocar o sistema problemático seria necessário trocar peças que, os valores somados, ultrapassam o preço da geladeira: 3 mil reais.

"Imagine você ter um carro Mercedes, ele dá problema no ar condicionado, você vai na concessionária e eles dizem que você que para arrumar este problema é necessário trocar a carroceria e o motor do carro. É um verdadeiro absurdo", diz Osvaldo no vídeo.

Osvaldo passou a entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da marca. Diversas ligações e nenhum retorno. Como a garantia da geladeira estava expirada, a Brastemp propôs à Osvaldo a troca do produto por outro novo a preço de custo.

"Depositei o dinheiro no dia 16 de dezembro e ainda falei para ela do natal e do ano novo. Ela disse que não podia fazer nada, que deveria esperar pelo menos 20 dias. A atendente não pensou no meu lado em nenhum momento", disse Osvaldo em entrevista ao site FutureCast.

Já tendo recorrido ao Procon e frustrado com o serviço de atendimento da marca, Osvaldo decidiu recorrer às redes sociais. Gravou um vídeo contando o caso e postou no YouTube. Em pouco mais de 2 dias o vídeo foi visto mais de 70 mil vezes, o nome Brastemp foi para o topo dos assuntos mais comentados no Twitter e a luz vermelha acendeu na diretoria da empresa fabricante.

"Eu ia colocar a geladeira em cima do caminhão, levar até a porta da Brastemp, fazer o vídeo lá e arremessar a geladeira lá dentro", conta Osvaldo.

Osvaldo disse que depois da repercussão do vídeo no YouTube, Facebook e Twitter, começou a receber ligações da diretoria da Brastemp pedindo desculpas pelo ocorrido e admitindo a falha no sistema de atendimento ao consumidor.

"Fiquei 100 dias sem geladeira. Com o dinheiro que eu gastei com comida fora de casa eu poderia comprar 2 geladeiras. Mas resolvi levar adiante porque é um direito meu".

Exigir o direito não é nenhum constrangimento para o consumidor. Pelo contrário, é o momento de mostrar para a empresa quem é o lado mais forte da corda. Sr. Osvaldo Boreli mostrou. Ele é um consumidor exemplar.


O consumidor insatisfeito mora na região do Vale do Paraíba. Se todos procedermos de maneira similar as empresas terão um pós venda pelo menos decente.


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