Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dilma e presidente ucraniano conversam sobre continuidade de foguete binacional


A presidente Dilma Rousseff recebeu, na manhã desta segunda-feira, um telefonema do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich.

Nos cerca de 20 minutos de conversa, Dilma e o ucraniano falaram, especialmente, sobre a continuidade da parceria entre os dois países na empresa binacional ACS (Alcântara Cyclone Space).

Pelo tratado entre os dois países, assinado em outubro de 2003, no início do governo Lula, a Base de Alcântara, no Maranhão, passou a ser usada como base de operações para o lançamento do foguete Cyclone-4, um lançador de satélites ucraniano.

O gasto brasileiro no projeto, inicialmente estimado em R$ 100 milhões, pode chegar a R$ 1 bilhão, conforme revelou a Folha em setembro de 2010. O foguete ainda não está pronto, assim como o sítio de lançamento em Alcântara.

Yanukovich manifestou interesse em vir ao Brasil em maio. O ucraniano também cumprimentou Dilma pela posse e a convidou para visitar a Ucrânia, sem uma data definida. O Brasil tem a terceira maior comunidade ucraniana do mundo.

Folha

A área de pesquisa aeroespacial terá um grande destaque nesta década. Sendo assim, o Brasil não pode ficar para trás e precisa não só investir na criação de foguetes como na de satélites também. Estamos muito atrás nesta área da ciência e o país deve dar um salto maior no desenvolvimento destas tecnologias. Temos profissionais extremamente capacitados na área, sobretudo no Inpe e no CTA, o que é garantia de que o Brasil tem tudo para prosperar no desenvolvimento deste aparato.

Nenhum comentário: