Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Será que o Tribunal tucano vai processar o DEM?


O advogado do PT, Márcio Luiz Silva, irá protocolar amanhã no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma representação contra o DEM por causa da propaganda partidária exibida na noite desta quinta-feira em cadeia de rádio e TV.

Segundo o advogado, o DEM não cumpriu a Lei das Eleições ao exibir o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, no comercial de 10 minutos. A lei proíbe a participação de filiado de um partido na propaganda de outro. "Foi uma irregularidade flagrante", afirmou Silva.


Na tarde de hoje, o PT tentou suspender a exibição da propaganda. No entanto, o ministro do TSE Aldir Passarinho Junior negou o pedido por entender que a proibição seria uma censura prévia.

A representação do PT amanhã pode significar uma multa ao DEM e a cassação do programa partidário em 2011, ano que não haverá disputa eleitoral.

Do total dos 10 minutos do programa, aproximadamente 75% do tempo foram utilizados direta ou indiretamente para alavancar a imagem de Serra.

Cerca de 6m15s foram dedicados a falas do pré-candidato --5min com o tucano discursando, mais depoimentos de cidadãos--, sobre projetos e obras realizados por ele como governador do Estado de São Paulo ou deputado constituinte.

Além disso, outros 1m15s foram utilizados pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), ferrenho aliado do tucano, para divulgar projetos e obras que foram feitos na capital paulista por meio da parceria com o governo do Estado quando Serra era governador.

Todas as falas do tucano foram captadas no Encontro Nacional de Partidos PSDB-DEM-PPS, no último dia 10 de abril, quando a pré-candidatura de Serra foi lançada.

Logo aos 43 segundos de propaganda, após breve aparição do líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC), Serra discursa de um púlpito dizendo que nos últimos 25 anos o povo brasileiro alcançou muitas conquistas.
Fonte: Folha

Comentários:


O Democratas cometeu um flagrante crime eleitoral. O TSE sabia que isso ia acontecer e nada fez para impedir. Se o TSE não punir o DEM e o PSDB, vai ficar claro o favorecimento à candidatura do Serra, em detrimento da candidatura de Dilma Roussef. A lei é clara: O horário de um partido não pode ser usado pelo político de outra, ainda mais fazendo clara propaganda eleitoral. A dupla DEM-PSDB também é extremamente falsa, ao tentar posar de santa e boazinha. Não falaram que foram eles que colocaram os impostos nas alturas em seus governos e que colocaram as taxas de juros também nos maiores patamares. 
Estes dois partidos também não têm moral para falar em agricultura, já que pouco fizeram por esta área quando governaram o Brasil.

Nenhum comentário: