Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Moradores de Núcleo Congelado do Banhado pedem regularização







Jd. Nova Esperança: Ruas não são asfaltadas e falta de saneamento básico 



O nome do bairro é sugestivo: Jardim Nova Esperança. Com cerca de 1000 moradores, o bairro é um núcleo congelado pela prefeitura desde 2002, o que significa que novas moradias não podem ser construídas.
As ruas não possuem asfalto e o esgoto corre a céu aberto. A maioria das moradias são barracos, e as casas que ali existem são extremamente simples.
A prefeitura de São José fiscaliza o bairro diariamente, coibindo qualquer tentativa de novas construções.

Vista do Banhado: Do alto, sem problemas




Segundo Orildo de Sá da Silva, líder da associação de moradores do bairro e morador do local há 30 anos, o governo municipal não propõe nenhuma melhoria para o local e não pensa nas pessoas que moram no bairro. “A gente vê fotos do Banhado como cartão-postal por toda a cidade, mas a maior parte da população de São José  não vê o abandono que está isto aqui. São feitas reuniões quase que semanais com a Secretaria de Habitação, mas nada é resolvido.” Para ele, existem duas alternativas: ou a prefeitura regulariza  a situação das casas já existentes e realiza obras de urbanização no bairro ou transfere os moradores para algum conjunto habitacional.
Apesar da Secretaria de Habitação prometer aos moradores que eles podem continuar ali, Orildo desconfia. “Agora vão construir a Via Norte. Tenho receio que utilizem isto como pretexto para nos expulsarem daqui”.


(Esta matéria eu fiz em 2008, na Faculdade.)

Um comentário:

Laura Marzullo disse...

Nossa,é muito bom ler um texto e verdadeiramente o identificar como jornalístico.Percebe-se que preciso aprender muito.Sempre que possível,passarei por aqui para admirar seu trabalho e resgatar alguma dica.Parabéns