Pesquisar este blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

Falar em legalização da maconha é estupidez


Me desculpem pelo título forte, mas este é um assunto que precisa ser tratado com veemência.

Algumas pessoas afirmam que legalizando a maconha acabaria o tráfico, que seria fácil de controlar a venda, que não aumentaria o consumo, etc. Vamos detonar essas afirmações :


Já existe pouca fiscalização na venda de cigarros, os quais crianças compram com facilidade.
Hipoteticamente, a maconha legalizada deveria ser taxada e vendida com impostos, tendo que ser vendida em bares ou em locais mais restritos. A maconha dos traficantes ainda seria mais barata, sem taxas e sem burocracia para comprar. Teríamos que imaginar um cenário mais ou menos parecido com o da Holanda, onde existe uma quantidade de maconha máxima a ser vendida para cada usuário.

Mesmo com a maconha legalizada os traficantes vão continuar existindo. Seja vendendo maconha mais barata e sem a burocracia do Estado, seja vendendo todas as outras drogas. Dependentes indo para o crime também sempre existirão, com maconha ou com outras drogas mais pesadas.



Se eventualmente caísse a receita deles por causa da venda legal da maconha, iriam partir para assaltos. No Rio de Janeiro, algo parecido aconteceu. Com Favelas ocupadas pelas Milícias, os traficantes viraram assaltantes.


Por isso o tráfico tem que ser combatido a qualquer custo e na minha opinião não deve legalizar mais nada e o consumo das que são permitidas hoje deve ser mais combatido ainda.

So que o Brasil não é a Holanda. Uma coisa é legalizar a maconha em um país muito pequeno,sem tantas disparidades sociais como o nosso e com uma polícia mais integrada e eficiente, para fiscalizar.

Haveria a criação de um comércio paralelo. Pessoas que comprassem a maconha em quantidades pequenas poderiam revendê-la para quem não quisesse passar pela burocracia estatal, da venda hipoteticamente tão controlada da maconha, como defendem os que querem a legalização. Com mais drogas circulando nas ruas, mais facilmente parariam nas mãos de crianças e adolescentes, exatamente como atualmente adultos compram cigarro e álcool para jovens, como podem provar que não aconteceria o mesmo com a maconha?


É ingenuidade achar que se legalizassem a maconha no Brasil, que crianças não iriam comprar maconha facilmente, pior do que já é hoje com crianças podendo comprar maconha nas favelas.
O Brasil tem é que desestimular o consumo de qualquer tipo de drogas, inclusive as lícitas, com campanhas maciças anti-fumo e colocando impostos altos nos cigarros, por exemplo.

Além de termos fumantes passivos do cigarro de tabaco, teríamos fumantes passivos de maconha.

O estado já têm problemas demais fiscalizando a venda de drogas lícitas e lidando com o tratamento dos viciados em cigarro. Maconha legalizada seria um problema a mais.

Maconha diminui os reflexos, tira a concentração e afeta a memória. Além da polícia ter que lidar com uma grande quantidade de maconha circulando, em um país como o nosso ainda teríamos que assistir acidentes automobilísticos causados por usuários desta droga, como se já não bastassem os acidentes causados por motoristas alcoolizados.


Dados interessantes:


"Mas é certo que houve um aumento no número de pessoas que se queixam de "efeitos inesperados" pelo consumo de maconha em salas de emergência nos Estados Unidos. A demanda pelo tratamento de problemas relacionados à maconha nos Estados Unidos e Europa também aumentou.
Finalmente, o risco de se tornar dependente da maconha, é maior do que a maioria dos usuários causal suspeita. Cerca de 9% dos que experimentam maconha são incapazes de parar de usá-la. Mesmo quando consumida apenas uma vez, a maconha pode produzir ataques de pânico, paranóia, sintomas psicóticos e outros sérios efeitos negativos. A droga pode também precipitar a psicose em pessoas propícias a tal mal, e agravar sintomas em esquizofrênicos."


Fonte:
ONU


Quem diz que na Holanda o consumo de maconha diminuiu está mentindo.


"A quantidade de jovens holandeses menores de 18 anos viciados em maconha está aumentando. Muitos deles começam a fumar aos treze anos de idade.
O problema é tão sério que muitos vão parar em clínicas de reabilitação. Os jovens fumantes têm conflitos com os país, abandonam os estudos e muitos são conhecidos pela polícia por roubarem para sustentar o vício."

Dados:

"Não há como trilhar o caminho da legalização controlada nesse momento no Brasil, pois isso não pode ser feito por um único país, isoladamente, implicaria numa concertação internacional para uma nova abordagem do tema. Ainda não há condições políticas para a tanto, porque a maioria da opinião publica internacional e nacional é contrária por uma ampla margem, nesse momento por razões equivocadas mas respeitáveis. É preciso, no entanto, abrir esse debate sem tabu e sem medo. Embora possa ser politicamente prejudicial é preciso ter a coragem de dizer a verdade."

Alfredo Sirkis, do Partido Verde, um dos maiores defensores históricos da descriminalização da maconha.




Para Gabeira, seria impossível ter um controle eficiente do uso de drogas no Rio, com as dificuldades estruturais da polícia, que seria responsável por esse papel no caso de uma eventual liberação.


“Só com uma polícia muito avançada se pode legalizar [a maconha]. [A liberação]Não é ‘liberou geral’, é controle mais sofisticado. O coffee shop na Holanda [onde é permitido o consumo de maconha] é televisionado, controlam mais. Do ponto de vista filosófico, o Estado precisa estar preparado para as conseqüências.”


Fonte

2 comentários:

Leandro disse...

Oi Aurelio,
Sou seu colega de moderação na comunidade 'Ateísmo' do Orkut e frequentador assíduo de seu blog, e uma vez li uma notícia sobre a Soninha e a história da maconha, e não pude deixar de notar sua opinião a respeito das drogas.
Eu até que era favorável a descriminalização das drogas, porém ainda antes de formar uma opinião sobre o assunto, procurei buscar informações e opiniões acerca do tema.
Encontrei este artigo, e percebi que estava equivocado. Me atentei para o fato de drogas como o tabaco e o álcool, mesmo legalizadas, promovem um tráfico sem precedentes, basta ver a apreensão quase que diária de cigarros vindos do Paraguai e outros países, além de bebidas adulteradas.
Me surpreendi com o fato de não ter percebido com a verdade de que mesmo legal, a maconha continuaria a ser comercializada pelos traficantes, como forma de fugir à burocracia do Estado.
É um tema importantíssimo na nossa realidade, pois o narcotráfico movimenta muito dinheiro além de ocasionar a violência contra a população.
Até!

Mariana disse...

Olá! Quero apresentar o movimento nacional contra a liberação da maconha, PELA VIDA!
O povo precisa mostrar a sua voz, e é o que estamos fazendo!

www.pelavida.org

Abs,
Mariana