Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Jornalista experiente não pode falar certas bobagens

Na verdade, ninguém deveria falar algo tão absurdo sobre a nobre profissão dos lixeiros. Mas é de se estarrecer ver um jornalista com uma brilhante carreira como o Boris Casoy desmerecendo tanto uma ocupação tão primordial para a sociedade.
Ontem, no Jornal da Band, Boris Casoy disse, ao ver um lixeiro desejando "Feliz ano Novo":
Casoy: "Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto da sua vassoura."
Casoy: "O mais baixo da escala do trabalho..."
Operador: "Deu pau, deu pau,..."


Eis o vídeo:



Jornalista desde 1956, Boris possui uma biografia muito interessante e notável. Com uma boa postação de voz, foi um dos destaques dos áureos tempos do radiojornalismo no Brasil. Mediou vários debates históricos, como entre Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso nas eleições para a prefeitura de São Paulo em 1985 e entre Lula e Collor para a presidência, em 1989. Ou seja, Boris sempre teve muita credibilidade e prestígio.
Será que o comentário dele demonstra um preconceito anterior e enrustido contra pessoas humildes? Ou apenas do alto do sucesso da sua profissão ele falou uma besteira passageira, dessas que a gente não pensa e acaba falando.
Depois de todos estes anos, Boris deveria saber que microfones captam tudo, até quando não se quer. Basta lembrarmos do Ministro do FHC Rubens Ricúpero, dizendo em rede nacional que não tinha escrúpulos ou do Pedro Bial, que em uma ocasião no "Fantástico" afirmou que balé era "coisa de viado".
O episódio fica de lição, para que as pessoas guardem seus comentários preconceituosos para si ou melhor ainda. que nem possuam preconceito. O antigo jornalista pediu desculpas hoje no Jornal da Band, mas o episódio sem dúvidas já ficou marcado.

Um comentário:

Celso F. Araujo disse...

Isso é uma vergonha, Boris!
Eu assisti o acontecimento ao vivo, foi deprimente.