Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Copom corta juros para 7,5% ao ano, nova mínima histórica

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu de 8% para 7,5% ao ano a taxa básica de juros da economia. A decisão foi tomada pelo colegiado por unanimidade. O corte de meio ponto foi o nono seguido na chamada Selic, que, assim, chega a seu novo patamar mínimo histórico – o taxa de 8% é o recorde anterior.
A autoridade monetária deu início ao movimento de redução da taxa básica de juros em agosto do ano passado. A medida tem como objetivo estimular a economia nacional em meio ao agravamento da crise internacional, que provoca reflexos no país.
O corte de meio ponto percentual anunciado pelo BC confirmou a expectativa de parte dos economistas de mercado. Segundo a pesquisa Focus, conduzida pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras, a estimativa é de que a taxa chegue ao final do ano em 7,25%.
Pelo sistema de metas de inflação que vigora no Brasil, o BC tem que calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para 2012 e 2013, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Nenhum comentário: