Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

Sistema permite que carros andem sozinhos e sem bater



O time da Carnegie Mellon University (CMU), de Pittsburgh, nos Estados Unidos, criou um protótipo de carro que anda sozinho e não bate em outros veículos. Segundo o site Extreme Tech, o sistema, que só passou por testes e simulações, permite que os veículos conversem entre si. Dessa forma, o risco de colisão se reduz a zero.

Na teoria, um carro controlado por um computador já foi inventado e funcionava muito bem. O problema, até então não resolvido, era controlar diversos carros em um único ambiente. Por isso que, de acordo com o site, o protótipo da CMU é diferente. O sistema que controla o veículo funciona com como uma rede, onde os carros conversam entre si. Assim, se um dos carros precisa sair da rodovia ou desacelerar por qualquer motivo, ele pode avisar os outros veículos antecipadamente para que todas as unidades que estejam próximas se preparem para a mudança de cenário.

Os testes feitos com o carro da CMU começaram com um sistema que controlava apenas um veículo. Então, aos poucos, a equipe foi acrescentando unidades até que todas pudessem se comunicar perfeitamente. Segundo o site, a equipe da CMU garante que o sistema é bastante seguro, agora só resta as fabricantes de automóveis aprovarem a novidade.

Olhar digital

Nenhum comentário: