Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

Nova espécie de mamífero bonzinho



RIO - Os pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram uma nova espécie de mamífero no Parque Nacional Restinga de Jurubatiba, unidade de conservação fluminense gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O Cerradomys goytaca (ou ratinho-goytacá) ganhou este nome por estar restrito à região litorânea do norte fluminense, antiga região dos índios Goytacazes. Estudos morfológicos e genéticos feitos pelos pesquisadores William Correa Tavares, Leila Maria Pessôa e Pablo Rodrigues Gonçalves, da UFRJ, mostraram que as espécies mais aparentadas ao ratinho-goitacá estão no cerrado (por isso, "Cerradomys" = rato do Cerrado).
A descoberta contraria o entendimento de que toda a fauna das restingas teria fortes conexões com a fauna da Mata Atlântica, tese apresentada pelos pesquisadores em artigo publicado na revista internacional "Journal of Mammalogy".


O ratinho-goytacá habita preferencialmente as moitas de Clusia, a árvore mais comum na parte mais aberta da restinga, ao contrário de outros mamíferos de pequeno porte que preferem as matas mais úmidas. Durante o dia ele permanece em seu ninho, em meio às bromélias, ou nos galhos da Clusia. À noite ele sai para colher coquinhos do guriri ou juruba, famosa palmeirinha que deu nome ao Parque.

O Globo

Nenhum comentário: