Depois de 24 dias internado em Cuba para o tratamento de um câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou hoje (4) de madrugada a Caracas, capital venezuelana. Ele foi recebido pelo vice-presidente da República, Elias Jaua, por aliados e admiradores no aeroporto e de lá seguiu para casa. As informações são da Agência Venezuelana de Notícias.
O retorno ocorre no momento que Chávez era pressionado a se licenciar do poder para poder ficar fora da Venezuela. Os simpatizantes do presidente preparam para hoje à tarde um ato público em apoio a ele. Jaua disse que haverá a manifestação ocorrerá em frente ao Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano.
Inicialmente, ele havia informado que foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de um abcesso na região pélvica. Depois, reconheceu que estava fazendo tratamento de câncer, mas não informou qual era o tipo. A doença do presidente gerou reações na Venezuela e no exterior. Internamente, a oposição pressionou para ele se licenciar e não governar a distância.
Os aliados, no entanto, evitaram o acirramento e conseguiram aprovar, no Parlamento da Venezuela, moção de apoio a Chávez e ele se manteve governando de Havana. Imagens de Chávez com as filhas, fazendo exercícios físicos e conversando com o ex-presidente de Cuba Fidel Castro, foram divulgadas pela imprensa oficial do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário