Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Candidata com 5% dos votos assume Prefeitura de Criciúma



Os eleitores de Criciúma (SC) foram às urnas insatisfeitos com os candidatos desta Eleição e 75% dos 120 mil eleitores anularam seus votos neste domingo (7). Romanna Remor (PSDB) registrou 5,27% dos votos e será a nova prefeita da cidade. A social democrata ficou com 80,93% dos votos válidos. Em nota divulgada neste sábado (6), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lembrou aos eleitores de que casos como esses não anulariam a Eleição.

"Votos anulados pelo eleitor, por vontade própria ou por erro, não se confundem com os votos anulados pela Justiça Eleitoral em decorrência de ilícitos - como falsidade, fraude, coação ou compra de votos."


De acordo com o TSE, votos anulados pela Justiça não se confundem com votos anulados pelos eleitores. Assim, apenas com 50% dos votos anulados pelo Tribunal, como candidatos barrados pela justiça podem invalidar uma Eleição após todos os processos julgados. Como foi o caso de Monte Alegre (RN) que terá que esperar decisão judicial para conhecer o novo prefeito. Os dois candidatos que concorriam nesta Eleição, Maria das Graças Marques da Silva (PSD) e Severino da irmã Dulce (PMDB), tiveram suas candidaturas indeferidas pero TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Norte. Até o julgamento dos recursos dos candidatos, a Eleição na cidade tem um total de 98% de votos inválidos. Caso o TSE mantenha a decisão de barrar as candidaturas, uma nova Eleição será marcada no município.





R7

Nenhum comentário: