Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Boato ensina procedimento errado para proteger privacidade no Facebook



Uma mensagem falsa em circulação no Facebook desde o último domingo (21) orienta os usuários da rede social de maneira errada sobre como proteger atualizações e fotos publicadas pelos amigos. Citando uma suposta reportagem no Fantástico, programa da TV Globo, a mensagem alerta os usuários de que pessoas fora da rede de amigos podem ver páginas "curtidas" e comentários publicados.






o executar o procedimento, em vez de proteger o conteúdo publicado pelos amigos, o usuário na verdade está bloqueando os comentários, fotos e páginas "curtidas" pelos contatos de aparecerem em sua página.

Comentários do amigo em mensagens e fotos publicadas na rede social continuarão sendo públicos, caso esta seja a configuração de privacidade definida pelo usuário, mesmo após o procedimento.

Ao contrário de outras mensagens virais publicadas no Facebook, como "Mude a cor do seu perfil" , o boato não possui características de um golpe virtual , que tem o objetivo de roubar informações pessoais do usuário ou mesmo assumir o controle do perfil para atividades ilícitas.

"A corrente é mesmo apenas um 'hoax' [trote], já que não há nenhum link que possa direcionar o usuário para algum malware", diz Fábio Assolini, analista da empresa de segurança Kaspersky.

Limite a exposição do seu conteúdo

O Facebook oferece ferramentas de privacidade que permitem que o usuário limite a exposição do conteúdo que publica, como fotos e atualizações de status. Veja alguns dos recursos disponíveis abaixo:

- Configurações de privacidade

Na barra de ferramentas superior do Facebook, clique sobre a seta para exibir o "Menu" e depois em "Configurações de privacidade". O primeiro passo é selecionar a opção "Amigos" no item "Para aplicativos móveis sem o seletor público". Ele impedirá que as mensagens que o usuário publica por meio do aplicativo para celular (que não tem opção de privacidade) compartilhe fotos e mensagens publicamente.






Em segundo lugar, clique sobre "Editar configurações" no item "Linha do tempo e marcação". No menu que aparecer, selecione "Amigos" em todas as opções, que restringirão quem pode publicar em sua linha do tempo, quem pode ver o que está publicado em sua linha do tempo e quem pode ver publicações nas quais o usuário foi marcado em sua linha do tempo.

Caso queira analisar publicações em que foi marcado, antes que elas sejam mostradas em sua linha do tempo, ative esta opção.

Por último, clique em "Gerenciar a visibilidade de publicações antigas" no item "Limite o público para publicações passadas". Ao ativar esta opção, o conteúdo publicado no passado com amigos de amigos ou público será alterado para ficar visível apenas para os amigos.

IG

Nenhum comentário: