Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pesquisadores sul-coreanos criam sistema que transforma televisor em tela 3D


Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um sistema que permite transformar um televisor plano normal em uma tela 3D que não necessita de óculos, graças a um conjunto de prismas que projeta imagens estereoscópicas, informou a agência local Yonhap.
A equipe de pesquisadores da Universidade de Seul utilizou uma técnica conhecida como prisma de Lucius, que através de dois planos diferentes projeta uma imagem para cada olho e permite recriar a sensação de profundidade para o espectador.

Os responsáveis pelo projeto reconhecem, porém, que esta nova técnica não reduz a sensação de enjoo para algumas pessoas, já que para poder ver a imagem em três dimensões em uma tela plana é necessário que cada um dos olhos receba uma imagem diferente para que sejam reinterpretadas pelo cérebro.
Foram necessários 18 meses de trabalho e testes para chegar a este produto, mas que, uma vez obtido, os fabricantes de televisores podem produzi-lo em série com rapidez.
Atualmente, o mercado de televisores com recursos de terceira dimensão tenta aumentar suas vendas, apesar de muitos consumidores se mostrarem reticentes quanto ao uso de óculos, pelo que fabricantes japoneses e sul-coreanos trabalham para desenvolver telas que mostrem o mesmo efeito mas com o olho nu.



Comentário do Celso:
Ótima notícia para quem já usa óculos e não gosta do desconforto causado pelos óculos ativos ou passivos das tecnologias atuais.


Comentário do Aurelio:
Quem está comprando televisores com óculos 3D atualmente está jogando dinheiro fora. Esses modelos vão ficar ultrapassados rapidamente e comprá-los é um péssimo investimento.

Nenhum comentário: