Pesquisar este blog

sábado, 3 de setembro de 2011

Caminhada poderá carregar bateria de celular


Em breve, um simples passeio poderá carregar a bateria do seu telefone celular. É o que uma pesquisa nos Estados Unidos está desenvolvendo: um calçado capaz de converter a pisada no chão em eletricidade.
Um grupo de pesquisadores na Universidade de Wisconsin-Madison bolou uma nova técnica baseada em microfluidos capazes de recuperar boa parte da energia aplicada no ato de pisar no chão e convertê-la em eletricidade, o que poderia levar a criação de um calçado capaz de gerar até 10 watts de cada pé.
Durante o ato de caminhar, muita força (ou peso) é aplicada tanto no calcanhar quanto do dedão do pé, ao ponto dos solados de borracha afundarem até 1 cm da sua espessura original. Uma estratégia para tentar recuperar parte dessa energia (normalmente perdida na forma de calor) seria de utilizar algum tipo de material que gere energia quando submetido à pressão direta, como um polímero eletroativo ou material piezoelétrico. O problema é que nenhum deles se mostrou muito eficiente com a distribuição de peso e o ritmo do caminhar humano.
Já existe uma empresa fundada por Krupenkin, a Instep Nanopower, que deseja transformar essa tecnologia em um produto viável. Segundo seus cálculos, a carga gerada em cada pé dá e sobra para alimentar um smartphone (que funciona com 1 ~ 2 watts) ou até um notebook compacto (10 ~ 12 watts). Fora isso, um calçado desses poderia ter aplicação na área militar, onde os soldados poderiam substituir as baterias de seus rádio-comunicadores, GPS e óculos de visão noturna pelo seu gerador de energia.
Outra aplicação ainda mais curiosa vislumbrada pela empresa é o uso desse sistema para alimentar uma espécie de roteador Wi-Fi montado no próprio calçado que se conecta à internet por meio de uma conexão de celular. A grande sacada aqui é que ele poderia prover acesso Wi-Fi para diversos dispositivos como smartphones, tablets e notebooks ao mesmo tempo reduzindo em muito o consumo de energia desses equipamentos, além de aumentar vida útil de suas baterias.
Com informações do site de tecnologia Ztop.

Nenhum comentário: