Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O que a indústria da comida não quer que você saiba





O documentário "Food, Inc." retrata os problemas da indústria alimentícia norte-americana, afirmando seus efeitos prejudiciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores e dos animais.

O espectador vai por exemplo ficar indignado ao ver frangos sendo criados confinados em espaços muito pequenos, sem ventilação e expostos a todos tipo de crueldade. Mostra também como o milho virou um alimento com várias finalidades, com seu açúcar sendo utilizado em refrigerantes, produtos de limpeza etc, sempre sendo vendido a preço a baixo do valor de mercado. É curioso ver também que boa parte da criação de gado e de batatas dos Estados Unidos vai para as grandes cadeias de Fast-food, como a rede McDonald's. Abatedouros com péssimas condições sanitárias e o risco da contaminação alimentar também são demonstrados.

Apesar de todas as denúncias e longe de um tom alarmista, comum a este tipo de documentário, são demonstrados outros caminhos para a produção de alimentos, como o gado criado a céu aberto e que come pasto, como ocorre bastante aqui no Brasil.
O filme também denuncia as negociatas de grandes multi-nacionais, como a Monsanto. É um documentário extremamente esclarecedor e mostra o preço que  nossa sociedade paga para alimentar tanta gente a baixos custos.
Download do filme-aqui.
Legenda-aqui.

Só por curiosidade, clique aqui e leia sobre a criação de boi orgânico e boi verde, que demonstra como é possível criar gado com qualidade.

Nenhum comentário: