Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Acusar sem prova é pior que quebrar sigilo

O Provocador
Marco Antonio Araujo

Como o candidato José Serra sai por aí acusando o PT de ter quebrado o sigilo fiscal da turma do PSDB? Qual prova ele usa para fazer afirmação tão caluniosa? Isso é misto de desespero e má-fé.

Antes, um alerta fundamental: não estou aqui dizendo que não foram petistas aloprados os responsáveis pelo crime. Estou dizendo que não há nenhuma prova. Nenhuma. Nenhuma.

Se existem evidências, todos apontam para uma horda de pés de chinelo. Não esbarrou, ainda, em nenhum emissário do Planalto. Ainda, portanto, devemos ter um mínimo de cautela.

No plano das meras especulações, posso delirar e, num surto conspiratório, dizer que foi gente do Aécio Neves. Afinal, à época, o tucanato mineiro estava de olho na indicação à candidatura presidencial pelo PSDB.

Não vou fazer isso porque seria uma leviandade atroz. Coisa de quem não tem caráter.

O próprio Serra já foi acusado de espionar adversários. Nunca comprovaram nada contra ele. E olha que ele se meteu com a família Sarney. Briga de cachorro grande.

Essa história de acusar sem prova e dar como certo o que é duvidoso causa estrago maior que qualquer quebra de sigilo.

Todo mundo fica torcendo para que o bagulho exploda nas mãos de algum petista de carteirinha. Também vou achar divertido ver algum cacique ser desmascarado em público.

Se for comprovado que a campanha da Dilma está envolvida em algo tão escandaloso, a candidatura dela vai ser impugnada. Mesmo que tudo se esclareça depois de outubro.

E não tem como esconder o desfecho das apurações. Os cães farejadores da Polícia Federal já foram atiçados. Nomes já se tornaram públicos.

Viram o despachante mequetrefe que foi colocado como falso procurador da filha do Serra? Aquele não engana ninguém, é 171 desde criancinha. E a falsificação dos documentos? Amadorismo de quinta.

Seja quem for o picareta que resolveu espionar a tucanagem, é gentinha burra e incompetente. Vão ser pegos, os larápios. E dá até para apostar que antes das eleições.

Portanto, calma, candidato! Não suje sua biografia com um ato covarde e irresponsável. Se forem petistas os envolvidos, o povão vai saber dar uma surra neles. Nas urnas.

Mas e se as acusações forem falsas? Além da derrota iminente, o senhor vai ter que carregar uma vergonha, uma indignidade. Deixe esse serviço sujo para seus assessores. Pelo menos se preserve!

Alguém que quer comandar este país não pode agir como um leviano. Já tivemos um presidente assim. Não precisamos de outro Collor. Não mesmo.


Nenhum comentário: