Pesquisar este blog

domingo, 26 de dezembro de 2010

Power Balance: a pulseira de silicone que faz milagre (ou não)



Já são vendidas há alguns anos umas pulseiras que prometem milagre: aumentam o equilíbrio do corpo, melhoram o humor, dão mais ânimo e aumentar a força. Tudo isso pelo "módico" preço de R$120 (em média).  Como garotos-propaganda, temos Cristiano Ronaldo, Neymar, Rubens Barrichello, entre outros.
Mas como elas funcionam? Ou melhor, elas funcionam?

Vamos à descrição:
(Aqui há uma controvérsia. Alguns lugares dizem que ela foi criada por um cientista da Nasa e em outros diz que foi criada por um grupo de atletas com profundos conhecimentos na área da saúde)
As pulseiras Power Balance contêm embutidos dois hologramas quânticos de Mylar programados com frequências que interagem naturalmente com o campo eletromagnético do corpo humano

 Agora vamos aos fatos:
1- Sempre é citado que ela foi feita por um cientista da Nasa (nunca o nome dele) ou por um grupo de atletas (tambêm anônimos). Assim fica difícil saber a veracidade dessas afirmações. Fora que em cada lugar diz uma coisa, o que tira mais ainda a credibilidade.

2- Elas contêm dois hologramas quânticos. Você sabe o que é isso? Junte duas palavras com significado desconhecido para a maioria das pessoas e temos um milagre da ciência. Hologramas quânticos não estão à venda e nem acessíveis à maioria das pessoas, e ainda existe uma controvérsia acerca da ciência quântica.

3- Os hologramas são feitos de Mylar. E Mylar, você sabe o que é? É o PET. Aquele material da garrafa de Coca.

4- Até onde eu sei, o PET não é uma coisa programável para transmitir frequências eletromagnéticas (!?)

5- Também costuma ser citado que ela foi testada em laboratório por cientistas, obviamente sem o nome dos cientistas ou laboratórios ou quaisquer outras informações sobre os testes.

Mas qual a explicação do funcionamento então?
Uma série de fatoras faz com que as pessoas achem que ela funcione:

Garotos-propaganda
Nomes de sucesso a usam, logo ela funciona, certo? Certo. Cristiano Ronaldo provavelmente estaria trabalhando como padeiro sem a tal pulseira e Rubens Barrichello estaria dirigindo um táxi.
Mas se não serve, por que eles usam?
Se eu fosse milionário também não me importaria de pagar esse preço em um adereço, que, convenhamos, até que é bonitinha, ainda mais se ela supostamente oferece alguns benefícios.

Preço
Há uma crença de que quanto mais caro o produto, melhor ele é. Isso talvez funcione para eletrônicos, mas qual seria a diferença entre uma pulseira de silicone vendida por R$120 e outra vendida por $2,72, se ambas foram feitas na mesma fábrica na China?

Descrição complicada
A maioria das pessoas não entende um termo sequer da descrição da Power Balance, e por isso dá credibilidade. (Nem tente entender o ser humano...) 

Efeito placebo
Sem saber para que serve, dificilmente uma pessoa notaria os efeitos da pulseira. É o mesmo que acontece com horóscopo: leia o resultado do signo diferente de uma pessoa pra ela e ela achará que tudo se encaixou perfeitamente.

Testes questionáveis
Os testes onde são mostrados os efeitos da Power Balance são fajutos. Há várias técnicas, mas uma simples consiste em deixar a pessoa fazendo um 4 (teste de bêbado) e então empurrar para baixo o braço contrário ao que a pessoa está se equilibrando. Quando estiver com a Power Balance, empurre o lado de equilíbrio e obviamente a pessoa não cairá tão facilmente.

Ao contrário dos testes secretos onde a Power Balance se mostrou funcional, foi feita uma pesquisa na Faculdade de Ciências de Atividade Física da Universidade Politécnica de Madri,sob o comando de Jesús Javier Rojo, médico e professor, onde a pulseira se mostrou ineficiente.

Outra notícia: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a publicidade das pulseiras “bioquânticas”. As marcas Power Balance e Life Extreme estão sendo investigadas e deverão ser processadas por publicidade irregular
-----------
E pros que vierem dar explicações sobrenaturais nos comentários, eu também já experimentei a Power Balance e posso dizer: NÃO FUNCIONA.





LEIA TAMBÉM:
PULSEIRAS DO EQUILÍBRIO NÃO FUNCIONAM


Um comentário:

Ruan disse...

Opa, só hoje que vi o link pro meu blog aqui ;D
Atualizando: os criadores da Power Balance já admitiram que elas não funcionam.