Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O DVD deu o 1o tiro no videocassete;o youtube acabou de assassiná-lo

Esse aparelho marcou minha infância. Quando eu queria ver um programa ou um filme que passava muito tarde, programava o videocassete e ansiosamente assistia no dia seguinte. A garotada da geração computadorizada com certeza não sabe o que é isso: rebobinar a fita, achar uma fita sem nada gravado e o medo de gravar por cima de algo que ainda não vimos.


O youtube é o novo videocassete. Se vai passar um programa muito tarde e você perdê-lo, acesse o site no dia seguinte e ele estará lá, na íntegra. Com programas como o vdownloader, você pode baixar o vídeo do youtube e assistí-lo na sua TV. Se não estiver no site, uma boa pesquisa no google vai fazer você encontrar o documentário, programa ou filme que queria assistir rapidamente, em blogs com vasto conteúdo para download.

Talvez o videocassete ainda tenha uma nobre última missão. Acoplado aos computadores, muitas pessoas estão digitalizando raridades da história da TV e transferindo-as para o youtube, imortalizando-as nos gigantescos e nababescos servidores do site. Se você já passou ou quer passar algo raro de uma fita VHS para o computador, salve-a em mídias de DVD ou em HDs externos. Lembre-se que servidores podem sair do ar ou ter o conteúdo apagado sem aviso prévio.

Outro capítulo da morte do videocassete: O aluguel de filmes. As videolocadoras se adaptaram, colocando DVDs para aluguel, mas parece que elas vão morrer em breve também, tendo em vista a facilidade de se baixar um filme na internet ou até mesmo fazer como grande parte das pessoas que passam pelas barraquinhas de DVDs piratas do centro de qualquer cidade, adquirindo um filme por R$ 5,00, que é basicamente o mesmo preço do aluguel. Não estou falando que é moral comprar um filme pirata e sim constatando algo que milhões de pessoas, de várias classes sociais, fazem diariamente.
E ainda temos um mercado aquecido de DVDs e Blu-rays originais. Com preços cada vez mais convidativos, muita gente vai montando suas pequenas ou grandes videotecas, guardando os discos dos filmes e shows que mais gostam.

Talvez com o aumento na velocidade de conexão, as pessoas passem a baixar mais filmes em sites de aluguel virtual, serviço que já existe em portais como o Terra. Você baixa o filme, pode assistí-lo por um determinado período de tempo e depois o arquivo se exclui sozinho de seu HD.
O que será que teremos daqui há 20, 30, 50 anos? Internet de altíssima velocidade e download instantâneo de filmes em 3D? Não há limites para a engenhosidade humana.

Nenhum comentário: