Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sonda que parte hoje rumo a Júpiter leva bonequinhos de Lego ao espaço


Sonda que parte hoje rumo a Júpiter leva
bonequinhos de Lego ao espaço

Três bonecos Lego serão levados por uma sonda da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) até Júpiter em uma nave que será lançada nesta sexta-feira (5). A previsão é que o veículo espacial Juno chegue com os brinquedos no maior planeta do sistema solar em julho de 2016. A nave foi batizada de Juno, nome da mulher de Júpiter na mitologia grega.

As miniaturas de pouco menos de quatro centímetros representam o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) e os deuses gregos Juno e Júpiter.

Scott Bolton, cientista que comanda a pesquisa, disse que os bonecos servem para incentivar o interesse no espaço dos mais jovens.

A Lego ajudou a financiar o projeto com cerca de R$ 25.000 (U$ 15.000). Segundo a empresa, as pessoas foram fabricadas com uma mistura de alumínio especial que não vai interferir nas leituras que a sonda espacial fará em Júpiter.

Movida a energia solar, Juno deve girar ao redor da órbita de Júpiter 33 vezes a fim de obter mais dados sobre os elementos que compõem o planeta, sua atmosfera e satélites. Depois, a nave deve cair na superfície do planeta.



Fonte:R7

Nenhum comentário: