A produtora Amblin e Steven Spielberg são o que chamamos de "simbiose perfeita" em Hollywood. As idéias fluem e funcionam sem invencionices. Com uma imagem propositalmente esmaecida para dar ao filme uma cara de “anos 70”, Super 8 conta a história do menino Joe (Joel Courtney), que perdeu a mãe em um acidente de trabalho. Seu pai, delegado na cidade, vive às brigas com um vizinho e de repente, sua cidade no interior dos EUA é invadida pelo exército, após um acidente de trem que ele e seus intrépidos amigos viram de perto.
A rebeldia de Joe contra seu pai começa a surgir quando este quer proibi-lo de ver a carismática Alice (Elle Fanning), que atua em seus filmes, gravados com uma câmera de super 8. Aliás, todos os seus amigos são extremamente carismáticos e hilários. Há o nerd, o obsecado por explosões, o complexado e assim várias facetas do drama adolescente se encaixam na história, sem forçar.
Do acidente de trem, escapa uma criatura que primeiro surge como vulto, remexendo nas copas das árvores, encoberta por objetos e assim, sempre está escondida, o que deixa o espectador cada vez mais curioso para vê-la. No outro lado, a ocupação do exército na cidade é triunfal, com tanques de guerra e tropas que mal cabem nas ruas.
Duas histórias correm paralelamente na película : a trama da origem do monstro, seus desdobramentos com o exército e os acontecimentos misteriosos na cidade e a gravação do filme de zumbi caseiro de Joe, que merece até uma versão completa nos créditos finais (novamente, não saia logo do cinema no final).
A trilha sonora é regada com bom rock anos 70: da famosa “Sharona”, do The Knack passando por Electric Light Orchestra, com “Don´t bring me down”.
Super 8 é uma história que há muito tempo não se via pois respeita a arte cinematográfica e não trata apenas de mimetismo, dosando na medida certa o cuidado necessário com os personagens e ficção científica. J.J. Abrams mostra novamente que seu sucesso com tantos filmes e séries de ficção não são por acaso, vide Lost, Fringe, Cloverfield e agora, mais um.
Ficha: Super 8
EUA , 2011 - 112 minutos
Ação / Ficção científica
Direção:
J.J. Abrams
Roteiro:
J.J. Abrams
Elenco:
Joel Courtney, Elle Fanning, Kyle Chandler, Riley Griffiths, Ryan Lee, Joel McKinnon Miller, Noah Emmerich, Glynn Turman, David Gallagher, Ron Eldard
Avaliação:
Excelente
Trailers:
Comentário do Celso:
Assisti ao filme somente hoje (19/08), diversão garantida, uma espécia de re-filmagem do famoso ET de Spielberg com enfoque ligeiramente modificado.
Não querendo estragar a surpresa de quem ainda não o assistiu, cito abaixo duas falhas de roteiro:
a) o fime passa-se durante a década de 70, mas um personagem que trabalha em um posto de gasolina é mostrado escutando música em um walkman, lançado no Japão em abril de 1979;
b) em uma das cenas há mísseis lançados de tanques de guerra, inexistentes nessa época, o que existia eram mísseis lançados de jatos, navios e os balísticos intercontimentais,
Nenhum comentário:
Postar um comentário