Juca Kfouri:Seriedade na cobertura esportiva
Nesse clima da Copa do Mundo, é oportuno comentar aqui a pergunta de Juca Kfouri no artigo "O Brasil não vai à guerra" [texto publicado originalmente no Jornal da ANJ, em abril de 1998, e republicado em: DOUBOR, L. et al. Desafios da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2000]: "O jornalista torce?". O professor e profissional propõe o seguinte problema:
a) Publica o furo no sábado, o que dará tempo para que se mude o juiz.
b) Espera o jogo para confirmar a má atuação do juiz, só aí publica.
c) Não publica nada, nem antes nem depois.
"Não cabe ao jornalista ser simpático, senão verdadeiro", sentencia Kfouri, e emenda que "será importante, sempre, ressaltar que o pênalti não marcado para o Brasil deverá ter a mesma importância do que não é marcado contra o Brasil".
Próxima Copa
Difícil seguir à risca esses conselhos, quando se vê uma cobertura apaixonada da Copa do Mundo. Para Jean Chalaby [CHALABY, J. K. The invention of journalism. New York: Palgrave, 1998.], o bairrismo nada mais é que uma estratégia discursiva utilizada pelos jornalistas desde o início do século passado, além de uma forma de marcar a concorrência entre jornais. Porém, ele utiliza exemplos de guerra, com a associação, por jornais, a valores como coragem, honra e orgulho, palavras recorrentes na cobertura futebolística atual. O bairrismo é uma oportunidade, segundo o autor, de promover o consenso sem incorrer no que ele chama de riscos comerciais, isto é, o bairrismo, o nacionalismo, resultam em lucratividade certa. Enfim, um jornalismo de consenso, uma "pseudo opinião".
Mas, se o futebol é uma "paixão nacional", como evitar uma cobertura apaixonada do campeonato mundial? Não estamos tratando de explicar uma decisão da equipe econômica, ou uma análise de conjuntura política. Em minha opinião, a cobertura apaixonada, colorida, vibrante, principalmente na televisão, é necessária, porém, concordo com Kfouri em que "a emoção cabe sim, na justa medida em que aconteça, que reflita o clima de uma Copa".
Aliás, ganhar ou perder uma Copa do Mundo é somente ganhar ou perder uma Copa do Mundo. O Brasil não vai ser melhor ou pior sendo penta ou hexa no futebol, e comparações esdrúxulas, como fez a revista Veja sobre as trajetórias de Pelé e Nelson Mandela ("Vidas paralelas", edição de 2/6/2010) soam como um serviço à desinformação.
Interessantes, para os apaixonados por futebol ou não, são as muitas matérias sobre os arredores e bastidores da Copa, muitas vezes trabalho de jornalistas de outras editorias, que não a de Esportes. Assim o mundo vai conhecendo um pouco mais sobre a África do Sul e o continente africano, pela primeira vez sede de uma Copa do Mundo, sobre suas alegrias e mazelas. E em 2014 será a nossa vez, como sede, de mostrar mais do que somente o futebol, para o bem e para o mal.
Fonte: Observatório da imprensa
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