Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Enfim, Copa do Mundo!


Hoje, com África do Sul x México e França x Uruguai começa a 19a Copa do Mundo. Muitas pessoas reclamam que nós brasileiros somos patriotas apenas em período de campeonato mundial e outras até gostariam que na época das eleições todos usassem bandeiras e o verde-e-amarelo. Refutar isto é fácil: Basta lembrar que nenhum político, por melhor que seja, dá mais alegria às pessoas que o futebol. A emoção que contagia à todos durante a Copa não tem comparação, ainda mais em um país com tradição futebolística com o nosso.
Será que o Brasil conseguirá chegar ao título? Quem será o craque da Copa? Quem será o artilheiro? Teremos grandes vexames protagonizados pelos favoritos? Estas perguntas serão respondidas até o dia 11 de Julho.


A preocupação com o terrorismo também está presente em 2010. Na partida Estados Unidos x Inglaterra, há o receio de que a Al Qaeda ataque. Um evento desses sem dúvidas poderia até paralizar o torneio, mas vamos torcer para que a polícia sul-africana, em conjunto com os serviços de inteligência americanos consigam previnir qualquer ato como este.

O mundo de olho na África


O continente africano é o berço da humanidade. Lá nossa espécie surgiu e só isso faz ele merecer nosso respeito. Vindo para os dias de hoje, a África do Sul é um país de grande cultura e um povo
honesto e trabalhador, que sofreu com o apartheid e com o racismo.
Apesar dos problemas, estão se virando para acolher todas as seleções e os torcedores de 
diversas partes do mundo.Em cada Copa, temos uma visão sobre o país que está sediando-a.
Em 2002, eram as peculiaridades da coréia e do Japão. Em 2006, a economia pulsante da Alemanha.
Agora, a África, superando seus problemas a cada dia e dando uma lição de como mostrar o sentimento de união e humanidade.
Em 2014, será a nossa vez. Tomara que hajam cuidados nas contas públicas e muita fiscalização, para não vermos despesas absurdas nos gastos da preparação da nossa Copa, de daqui há quatro anos. Os problemas que ocorreram na preparação na África do Sul servem como alerta para o Brasil.

Apesar de todas as considerações mais racionais, agora é o momento de aproveitarmos a Copa e nos emocionarmos. Seja com o Brasil, seja com as outras seleções.

Nenhum comentário: