Pesquisar este blog
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Cerveja e refrigerante ficarão mais caros
Foram publicados nesta quinta (31) dois decretos no Diário Oficial da União elevando a carga tributária de bebidas frias (cervejas, águas e refrigerantes), motos, micro-ondas e aparelhos de ar-condicionado.
No caso das bebidas, o governo aumentou a base de cálculo do PIS/Cofins e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para tentar compensar em parte as desonerações tributárias que vêm sendo realizadas para estimular a economia. Os percentuais do aumento serão divulgados em breve pela Receita Federal.A indústria das bebidas afirmou, em abril, que o consumidor pagaria a conta de qualquer aumento de tributação.
Já o IPI de micro-ondas, motos e aparelhos de ar-condicionado passam a alíquota de 20% para 35%, para aparelhos nacionais (menos os fabricados na Zona Franca de Manaus) e importados.
Fumo passivo mata 600 mil por ano
De acordo com um estudo com informações de 192 países colhidas em 2004, mais de 600 pessoas morrem por ano por causa do fumo passivo. Segundo o levantamento publicado no jornal "Lancet", 40% das crianças e mais de 30% dos adultos não-fumantes estão expostos às substâncias tóxicas do cigarro regularmente.
Essas mortes são somadas às 5,1 milhões de falecimentos de fumantes anuais.
A pesquisa estima que o fumo passivo mate 379 mil pessoas por doenças cardíacas, 165 mil por doenças respiratórias, 36,9 mil por asma e 21,4 mil por câncer de pulmão, a cada ano. Isso totaliza 1% das mortes do mundo todo.
O fumo passivo tem mais impacto sobre as mulheres, causando 281 mil mortes no ano. Em muitas partes do mundo, elas têm um risco 50% maior de estarem expostas à fumaça, em comparação com os homens.
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Feijão pode ser utilizado como veneno natural para ratos
Segundo a agrônoma Christiane Reygime, feijão cru batido no
liquidificador (sem água) pode ser utilizado como um veneno para ratos. Basta
triturá-lo até virar uma farofa bem fina, sem virar totalmente pó. Deve-se
colocar em montinhos nos cantos do chão, perto das portas, atrás da geladeira,
do fogão etc.
Ao comer o feijão, o animal não consegue digeri-lo,
envenenando-o naturalmente por fermentação. O rato morre em até três dias.
A vantagem desta maneira de mata o bicho sobre o veneno
industrializado é que não há contraindicação, caso um cão ou um gato coma o
rato, além de ser inofensivo para crianças.
terça-feira, 29 de maio de 2012
Pesquisa comprova: Paulista jovem está mais gordo
O número de jovens paulistas obesos mais que triplicou nos últimos trinta anos, de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça (29( pelo Instituto Dante Pazzanese, unidade de referência em cardiologia da Secretaria da Saúde estadual. De 1978 a 2008, a quantidade de homens que, ao se alistarem no Exército, estava com sobrepeso em nível de obesidade subiu de 0,9% para 2,8%.
O levantamento analisou as fichas de alistamento de 2,54 milhões de paulistas, jovens que estão em início da vida adulta quando se apresentam para o serviço militar. Um adulto é considerado obeso quando atinge um índice de massa corpórea (IMC) maior do que 30. Esse resultado é obtido a partir da divisão do peso pela altura, elevada ao quadrado (IMC=P/H²).
Segundo o médico da Divisão de Nutrição Clínica do instituto, Daniel Magnoni, esse aumento se deve principalmente ao estímulo do aleitamento artificial, em vez do aleitamento materno, a falta de exercícios durante a infância e à elevação do consumo de fast food, com conseqüente redução da ingestão de alimentos mais saudáveis. “O jovem brasileiro deixou de comer arroz e feijão para se alimentar mais de massas e de doces”, disse o médico.
Magnoni lembra que, além de reduzir a qualidade e expectativa de vida desses jovens, estar acima do peso aumenta o risco do desenvolvimento de diabetes, hipertensão, doenças do coração e acidentes vasculares. Como sugestão para a solução deste problema, ele sugere a implantação da educação nutricional na pré-escola, o aumento de atividade física e a desoneração de imposto dos alimentos naturais, como frutas e verduras.
Agência Brasil
domingo, 27 de maio de 2012
Botafogo 3x2 Coritiba
Mais uma bela apresentação, mesmo com muitos desfalques. O time jogou de maneira operária, com Herrera atuando muito bem pelas pontas, Lucas em uma grande tarde e Vitor Júnior conquistando de vez a vaga de titular. Loco Abreu definitivamente não faz mais falta e se a equipe continuar assim, vai chegar no fim do campeonato no alto da tabela.
Resenha do filme "Homens de Preto 3"
Depois da continuação fraca de 2002, os fãs de "Homens de Preto" esperavam há tempos um filme que respeitasse a qualidade do primeiro
de 1997. Enquanto a primeira película ( adaptada da revista criada por Lowell
Cunningham) mesclava com sucesso humor, ficção científica e ação, a segunda apenas foi dedicado aos efeitos especiais e à repetição de piadas.
O roteiro de Etan Cohen não foi feito de uma maneira
usual. As filmagens iam acontecendo e a sequência ambientada em 1969 estava “em
branco”, só sendo concluída após uma pausa na produção.
A história começa quando Boris, o Animal (Jemaine Clement)
escapa de uma prisão lunar (!) e vai atrás do agente da MIB que o prendeu, K
(Tommy Lee Jones). Em seu plano, ele não quer só se vingar das últimas décadas
em que esteve detido, mas sim quer voltar no tempo para matar seu inimigo e
impedir que sua raça alien seja extinta. Ao completar sua missão, K é apagado
da história, a Terra sofre uma invasão extraterrestre e cabe a J (Will Smith)
voltar no tempo para impedir este
desfecho.
O simpático alienígena Griffin (Michael Stuhlbarg) é
apresentado aos protagonistas para auxiliá-los em sua busca pelo bandido
intergalático, ensinando-lhes o básico sobre viagens no tempo: se você mexe no
passado, presentes alternativos podem surgir.
A ambientação da década de 1960 é perfeita, sobretudo o
racismo latente da sociedade da época com os negros: J sofre isso na pele o
tempo todo, recebendo olhares de desconfiança e se saindo bem com isto, gerando
várias cenas engraçadas. Até um Andy Warhol (Bill Hader) “chapado” e sua famosa
Factory aparecem na película.
Os ETs remetem ao imaginário da ficção de 1969: aliens com
cara de peixe, com aquário na cabeça e nem as modelos escapam de ser de outro
mundo.
O jovem K, interpretado por Josh Brolin, é a cópia perfeita
do personagem sacramentado por Tommy Lee Jones. Ele pegou todas as suas manias,
expressões faciais e trejeitos com maestria.
A conclusão da trama pode ser vista como emotiva demais para
alguns fãs de ficção científica, mas é coerente com toda a história e cria logo
um elo com o primeiro filme da série.
"Homens de Preto 3" arranca boas risadas, dosando bem ficção e
humor.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Presidente da Fifa quer acabar com disputa de pênaltis
Durante o congresso da Fifa em Budapeste, na Hungria, Joseph Blatter afirmou que é preciso pensar em uma alternativa para que se conheça um campeão ou mesmo um classificado para a fase seguinte numa disputa de mata-mata.
“ O futebol pode ser uma tragédia quando você vai para a disputa de pênaltis. O futebol é um jogo coletivo. Quando vai para o um contra um, o jogo perde a sua essência “, disse o presidente da Fifa.
O dirigente gostaria que o grupo de discussão sobre o jogo que está sendo liderado pelo alemão Franz Beckenbauer sugerisse uma alternativa para os pênaltis.
“Talvez Franz Beckenbauer, com o seu grupo de Futebol-2014, possa nos mostrar uma solução. Talvez não para hoje, mas para o futuro”, disse Blatter.
Beckenbauer ainda não comentou a sugestão do mandatário da entidade máxima do futebol. O alemão declarou em diversas ocasiões ser favorável a um gol de ouro ou de prata, também já chamado de morte súbita, recurso que foi utilizado competições em que a partida foi para a prorrogação e vencia quem fazia o primeiro gol.
No passado, quando não havia disputa de pênaltis, muitas vezes o campeonato era decidido numa partida extra. Foi assim que o Santos ganhou o mundial em 1963 contra o Milan, por exemplo. O Bayern de Munique também conquistou seu primeiro título europeu em 1974, contra o Atlético de Madri no jogo extra.
Um grande impasse para esta solução é o calendário apertado do futebol mundial atual, que poderia causar transtornos nas agendas, ainda mais em competições como a Copa do Mundo.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Roncar pode aumentar em 5 vezes o risco de desenvolver câncer
O ronco e outros distúrbios respiratórios do sono podem privar o corpo de oxigênio suficiente por algumas horas.
Os cientistas acreditam que os baixos níveis de oxigênio no sangue podem desencadear o desenvolvimento de tumores cancerígenos, promovendo o crescimento dos vasos que os alimentam.
Eles dizem que, no futuro, será possível prever doenças nas pessoas, impedindo que elas ronquem. O estudo americano analisou a taxa de câncer em mais de 1.500 pessoas com problemas de sono, com idades acima dos 22 anos.
Os cientistas disseram que aqueles com a respiração desordenada grave ao dormir tinham quase 5 vezes mais chances de desenvolver câncer do que aqueles sem nenhum problema respiratório no momento do sono.
Um dos problemas do sono é a apneia. Pesquisas recentes dizem que a apneia está diretamente ligada com vários problemas, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.
Estudos laboratoriais mostraram que a hipóxia intermitente (ou seja, baixos níveis de oxigênio) promovem o crescimento de tumores em ratos com câncer de pele. A falta de oxigênio estimula o crescimento de vasos sanguíneos que alimentam os tumores, um processo chamado de angiogenese.
Dr. Javier Nieto, líder da pesquisa, comentou: “A consistência das evidências a partir das experiências com animais mostram aspectos epidemiológicos muito atrativos para comparação com humanos”.
“O nosso primeiro estudo revelou uma associação entre o ronco e doenças respiratórias de sono com um elevado risco de mortalidade por câncer em uma determina amostra populacional”, acrescentou.
O pesquisador, no entanto, enfatiza que são necessárias mais provas sobre esta ligação. Os resultados do estudo foram apresentados na Sociedade Torácica Americana em São Francisco, EUA e publicadas na revista American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.
Jornal Ciência
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Cigarro: um perigo para seu cão
Os problemas que os cães podem desenvolver por estar em convívio com fumantes são: bronquite alérgica, dermatológica, problemas respiratórios e até o câncer. Veterinários afirmam que pode haver coceiras, lesões na pele e córneas.
Se você fuma ou conhece alguém que costuma fumar perto de um cãozinho, leve em um veterinário, para verificar como está sua saúde em geral.
terça-feira, 22 de maio de 2012
‘Sexto sentido’ de irmão gêmeo salva homem de câncer
Craig Gurney foi ao médico para fazer exames depois de dias com uma forte dor de cabeça, mas a ressonância magnética não mostrou nada de errado. Então ele convenceu seu irmão Brenton, que não estava sentindo nada, a participar de um estudo médico com gêmeos, que incluía esse exame.
Foi assim que Brenton descobriu um tumor de 4 centímetros na base do crânio. “Nós somos muito conectados e sempre conseguimos entender um ao outro, saber o que o outro está sentindo”, disse Craig ao programa de TV australiano “Nine News”. O tumor já foi removido e Brenton se recupera bem.
Para os dois, o caso reforça a importância de se estudar mais a fundo a relação entre irmãos gêmeos, em pesquisas como a de que eles fizeram parte.
G1
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Xuxa afirma que sofreu abuso sexual
Lembrando que o “Jornal Nacional” dedicou dez minutos para falar do parto de Sasha, chega a ser curto o tempo (25 minutos) oferecido a Xuxa no “Fantástico” para fazer revelações surpreendentes sobre a sua vida, entre as quais a oferta que recebeu para se casar com Michael Jackson e a confissão de que sofreu seguidos abusos sexuais na infância.
O relato sobre a proposta que teria recebido do empresário de Jackson é especialmente curioso. Xuxa foi muitas vezes comparada ao cantor americano por conta da estanha imagem que construiu, de uma vida sem amigos nem amores, protegida em uma “bolha”, isolada do mundo real.
A entrevista ao “Fantástico”, como tantas situações protagonizadas por Xuxa, foi um evento “controlado”, ao longo do qual ela foi senhora da situação. Disse apenas o que quis, da forma que achou melhor. Isso incluiu, por exemplo, o fato de falar de Adriane Galisteu sem que o nome ou a imagem da “rival” aparecesse na edição ou, ainda, o fato de não mencionar o pai de sua filha.
Ao conhecer Senna e se encantar pelo piloto, Xuxa revelou ter pensado: “Um cara com grana que não vai querer a minha”. Este mesmo pragmatismo aparece ao longo de quase todo o depoimento dado a Claudio Manoel.
Séria, sem emoção maior, com o texto na ponta da língua, falou da infância em Bento Ribeiro, do começo na Bloch, do seu namoro de seis anos com Pelé e da descoberta de que Senna era sua “alma gêmea”.
Já ao descrever a sua atual carência afetiva e sexual, riu como se fosse uma criança. “Os hormônios”, exclamou, sem saber se reclamava ou festejava do fato de sentir desejo.
Por fim, veio a parte barra pesada do depoimento. “Eu fui abusada”, ela disse, com todas as letras. “Não foi uma pessoa, foram algumas pessoas que fizeram isso”, continuou, antes de citar “o melhor amigo” do pai, “o cara que ia casar com a minha avó” e um professor da escola como autores de abusos que sofreu.
Para além das inquietações de caráter psicológico que este depoimento suscita, não é possível ver a participação de Xuxa no “Fantástico” sem deixar de pensar na guerra da audiência em que o dominical da Globo está envolvido e na pouca empolgação que o programa da própria apresentadora suscita nos dias de hoje.
Por que revelar em rede nacional um trauma desta gravidade? Xuxa está engajada numa campanha contra o abuso de crianças e pode ter pensado que o seu depoimento ajudaria a tornar o tema menos tabu. É provável que isso até ocorra, mas acho que há formas e formas de fazer campanhas educativas.
O depoimento de Xuxa, creio, faz pensar basicamente sobre Xuxa. Transforma todos os espectadores em psicólogos de botequim. Somos obrigados, de uma hora para outra, a voltar a especular sobre a vida e a carreira da “rainha dos baixinhos” e sobre o seu comportamento em diferentes situações. O que é muito triste, enfim.
Maurício Stycer-UOL
domingo, 20 de maio de 2012
Botafogo goleia São Paulo na estreia do Nacional
Na estreia do Campeonato Brasileiro, o Botafogo mostrou tudo o que faltou nas finais do Campeonato Carioca e na Copa do Brasil: Vontade, determinação e sangue frio para virar a partida. Herrera foi um monstro, com três gols (que devem fazer Loco Abreu esquentar o banco), Jefferson foi espetacular novamente no gol e Márcio Azevedo mostra que atualmente está em uma fase bem melhor que Cortês, atualmente no São Paulo e não jogando absolutamente nada.
Aliás, os são-paulinos devem sentir muito a falta de Rogério Ceni, vendo um goleiro tão medroso defendendo suas redes.
Agora, como sempre, é manter o alto nível. Se jogar assim sempre, pode conseguir bons frutos
no Brasileirão.sábado, 19 de maio de 2012
Cães ajudaram os humanos modernos a competirem com os Neandertais
Os cães teriam sido o fator decisivo na competição entre os humanos com os Neandertais na colonização da Europa, afirmam os pesquisadores.
A ligação entre o homem e o cão surgiu em torno dos Neandertais nos tempos em que colonizavam a Europa, nos últimos 250 mil anos. Agora, especialistas têm sugerido que a domesticação dos cães e os benefícios dessa parceria foram um dos fatores primordiais para o desaparecimento dos Neandertais, levando a supremacia dos humanos modernos.
Escavações encontradas sobre as primeiras habitações humanas sugerem que os cães eram reverenciados pelos nossos antepassados, com seus dentes adornados como joias e suas imagens às vezes pintadas em paredes. As informações são do portal DailyMail.
Os animais, que na época poderiam ter sido da raça pastor alemão, ajudaram os seres humanos a transportarem carne e mantimentos de um local para outro, na busca de novas moradias.
A relação teria sido mutuamente benéfica, pois os animais ofereciam vantagens aos humanos e em troca recebiam proteção, companheirismo, alimento e, possivelmente, carinho.
Pat Shipman, antropólogo da Universidade Penn State, disse: “Os animais não entraram acidentalmente no caminho de nossa evolução de Homo sapiens – eles foram essenciais para nós, o que nos ajudou a sermos humanos”.
Jornal ciência
sexta-feira, 18 de maio de 2012
O que é tecnologia?
Ricardo de Macedo
Semanalmente, ou pelo menos quase, venho aqui falar sobre tecnologia, ou alguma variação sobre o tema.
Mas existe certa duvida na cabeça de todos sobre o que é tecnologia. Você amigo leitor sabe o que é tecnologia?
Uma definição muito aceita para tecnologia diz: “Tecnologia é tudo aquilo que o ser humano cria para expandir seus conhecimentos, tornar seu trabalho mais fácil e fazer sua vida mais agradável.”
Porém eu gosto mais da definição dada por Dom Tapscott no seu livro “Geração Digital” em que diz: “Tecnologia é tudo que foi criado depois que a pessoal nasceu.”
Partindo deste principio as Pinturas Rupestre do Piauí que datam mais de 10 mil anos são uma forma de tecnologia. Sim, para o Homem pré-histórico a pintura rupestre foi uma tecnologia alcançada. Tanto quanto foi a raspagem das pedras para se fazer ferramentas, ou a descoberta do fogo, ou ainda a utilização do cobre, bronze e outros metais.
Claro que muitos ignoram como tecnologia coisas tão triviais como luz elétrica, telefone, carro, rádio ou televisão, mas todos itens citados já foram consideradas alta tecnologia na época de sua invenção. Mostrando que o conceito do que é tecnologia é muito variável.
Para mim que convivo com a Informática, alguns exemplos de tecnologia que pode ser citado: o computador (1945), Internet (1969) e a Word Wide Web (de 1989), todos itens que as crianças de hoje nem pensão como sendo algo tecnológico.
Caminhamos para convergência tecnológica onde um único equipamento poderá executar funções distintas, como o caso da geladeira RF4289 da Samsung lançado durante a CES (Consumer Electronics Show) 2011 em Las Vegas. Nela você pode se conectar à internet pelo sistema Wi-fi, e com isto atualizar o Twitter, acessar o google calendar, tocar músicas, consultar a previsão do tempo de sua cidade e claro através do site Epicurious.com acessar dicas rápidas de culinária e receitas completas.
Esta geladeira é apenas um exemplo que confirma muitas vezes o que o filosofo e educador canadense Herbert Marshall McLuhan afirma: “As novas tecnologias são sempre utilizadas para fazer um trabalho velho, isto é, até que alguma força direcionada faça com que elas sejam utilizadas de novas maneiras”.
Uma visão comum é que a evolução tecnológica acaba criando um processo de involução social, onde o senso de coletivo apenas é observado em redes sociais, onde cada vez mais nos isolamos do mundo exterior, para dentro do nosso próprio mundo. A facilidade de acesso é perigosa, pois pode trazer junto uma indesejável acomodação e alienação.
A tecnologia não deve ser pensada apenas para facilitar o cotidiano (claro que é este foco que move a tecnologia), mas também deve ser vista como uma forma de fortalecer valores e evitar algumas barbáries. E para isto não é preciso abandonar a evolução tecnológica, basta apenas focar mais no conteúdo e aplicação, e menos no meio.
Então, quando pensamos em tecnologia, temos que ter a mente aberta para entender que tecnologia é algo muito amplo e variável, que nossa percepção é o principal falto para determinar o que é Tecnologia (para nós mesmo).
Deixo a dica aqui de dois livros para quem quiser ter uma visão mais ampla sobre tecnologia:
HORA DA GERAÇÃO DIGITAL, A
Autor: TAPSCOTT, DON
Editora: AGIR
ADMIRAVEL MUNDO NOVO
Autor: HUXLEY, ALDO
Editora: GLOBO
O Primeiro ajuda a quem quiser entender um pouco mais de como a “Geração Internet” está “mudando o mundo”, já o segundo é uma obra de ficção que aborda como nós humanos nos relacionamos com a tecnologia e como ela pode afetar a nossa sociedade. Ambos os livros é possível encontrar na internet versões digitalizadas.
É isto ai, abraços a todos...
Saúde, Paz e Sucesso.
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Nasa conta 4.700 asteroides potencialmente perigosos para a Terra
A Nasa calcula que há 4.700 asteroides potencialmente perigosos para a Terra, segundo os dados da sonda WISE, que analisa o cosmos com luz infravermelha, informou a agência espacial americana.
A agência assinalou que as observações da WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) permitiram a melhor avaliação da população dos asteroides potencialmente perigosos de nosso sistema solar.
Esses asteroides têm órbitas próximas à Terra e são suficientemente grandes para resistir à passagem pela atmosfera terrestre e causar danos se caírem no nosso planeta.
Os novos resultados foram recolhidos pelo projeto NEOWISE, que estudou, utilizando luz infravermelha, uma porção de 107 asteroides potencialmente perigosos próximos à Terra com a sonda WISE para fazer prognósticos sobre toda a população em seu conjunto.
Segundo a Nasa, há aproximadamente 4.700 deles - com uma margem de erro de mais ou menos 1.500 -, que têm diâmetros maiores de 100 metros.
Até o momento, calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.
"Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra", disse Lindley Johnson, responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra, desenvolvido pela Nasa.
No entanto, "temos de encontrar muitos e será necessário um grande esforço durante as próximas duas décadas para encontrar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das missões espaciais no futuro".
Estado de S.Paulo
Saiba como tirar a segunda via do CPF pela internet
A segunda via do CPF foi liberada no site da Receita Federal para qualquer pessoa que precise comprovar que está inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas. Antes, a emissão do comprovante de inscrição no site da Receita Federal só era permitida para quem era cadastrado no Centro Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), mediante o uso de certificado digital ou código de acesso obtido com o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda.
De acordo com a Receita, tais exigências tornavam inacessível a obtenção do documento para cerca de 140 milhões de brasileiros que estavam obrigados a declarar e não tinham o certificado digital.
A Receita Federal deixou de emitir o CPF em plástico em junho do ano passado. O comprovante de inscrição no cadastro passou a ser gerado no ato do atendimento, realizado pelo Banco do Brasil, pelos Correios e pelas Caixa Econômica Federal, ou quando impresso a partir da página da Receita Federal nainternet.
Segundo o fisco, a comprovação de inscrição do contribuinte pode ser feita ainda com documentos dis quais conste o número do CPF, como as carteiras de identidade, de habilitação e de Trabalho e Previdência Social e carteira de identidade profissional, entre outros.
Também podem ser usados outros modelos de cartão CPF emitidos anteriormente.
Se você é isento, tire seu comprovante aqui. Se você declara Imposto de Renda, clique aqui.
terça-feira, 15 de maio de 2012
USP vai desenvolver banco de células tronco
Uma equipe de 17 pesquisadores vai desenvolver na Universidade de São Paulo (USP) um banco de células-tronco de pluripotência induzida. São células adultas que são induzidas artificialmente para reproduzir a capacidade de formar qualquer tecido do corpo. Segundo a coordenadora do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (Lance) da USP, Lygia Vieira Pereira, as primeiras pesquisas com o banco poderão começar a ser desenvolvidas em dois ou três anos. O sistema só deverá funcionar plenamente em aproximadamente cinco anos.
O banco será formado a partir de amostras de sangue coletadas pelo Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa). A iniciativa do Ministério da Saúde vai monitorar, com entrevistas e exames clínicos, a saúde de 15 mil pessoas ao longo de 30 anos para avaliar os fatores de risco de doenças crônicas.
Com isso, além das células de uma amostra significativa da população, estarão disponíveis dados clínicos relativos ao material. “Isso vai acabar servindo, em um futuro bem próximo, como uma população brasileira in vitro”, diz Lygia. “Então, no caso de uma nova droga, antes dela ser lançada, tem que ser testada na população brasileira para ver se ela é tóxica. A gente poderia antes de ir para as pessoas, testar nas células, na população brasileira in vitro”, exemplifica a pesquisadora.
Outra utilização, prevista por Lygia, diz respeito ao próprio estudo de como se desenvolvem as doenças crônicas. “A gente pega os dados clínicos dessas pessoas e vemos quantas têm depressão. Será que a gente consegue enxergar isso nas células delas? A gente conseguiria prever que essas pessoas teriam depressão?”diz.
Entre as dificuldades para a realização do projeto está a necessidade de se aperfeiçoar o processo para induzir a pluripotência nas células. “Isto é uma técnica que se você está pensando em fazer para poucas células é uma coisa tranquila, mas agora a gente tem que pensar em uma forma de fazer isso em um número grande de células. Então ai você tem que adaptar protocolos para trabalhar com um número grande de células”.
Agência Brasil
“Os negros são suprimidos do noticiário”, diz Heraldo Pereira
Durante discurso no lançamento do Prêmio de Jornalismo Abdias Nascimento, evento realizado nessa quinta-feira, 10, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo, defendeu o aumento de pautas sobre a discussão racial no Brasil. Para ele, “os negros são suprimidos do noticiário”.
Pereira avaliou que produzir reportagens sobre as condições dos negros não é racismo e nem se tornará atitude separatista de povos. “Isso não é ativismo político, é defesa dos direitos humanos, da cidadania. Dirão que queremos dividir a sociedade, mas, quando mostrarmos números (estatísticas da desigualdade), não tem quem não ficará constrangido”.
O funcionário da Globo também fez comparações com jornalistas negros, como Abdias Nascimento e Luiz Gama. Ele comentou que a imagem dos veículos de comunicação terem poucos negros. “Acho que, muitas vezes, os negros são suprimidos do noticiário, de modo geral. As pessoas acham que o Brasil é um país branco, inclusive nas redações.” avaliou o jornalista.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Diário Oficial publica critérios do CFM para interrupção da gravidez em caso de anencefalia
O Diário Oficial da União publica na edição de hoje (14) os critérios definidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para a interrupção da gravidez no caso de fetos anencéfalos (malformação no tubo neural, no cérebro). A interrupção só deve ocorrer depois que for feito um exame ultrassonográfico detalhado e assinado por dois médicos. A cirurgia para interromper a gravidez deve ocorrer em local com estrutura adequada, ressalta o texto. Na Seção 1 do Diário Oficial, páginas 308 e 309, estão os seis artigos e a exposição de motivos.
A divulgação dos critérios ocorre 32 dias depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter aprovado por 8 votos a 2 a autorização para a interrupção da gravidez em caso de anencefalia. O CFM criou uma comissão de especialistas em ginecologia, obstetrícia, genética e bioética para definir as regras e normas. A comissão foi criada no dia seguinte à decisão do STF.
A Resolução nº1.989, de 10 de maio de 2012, é assinada pelo presidente do conselho, Carlos Vital Tavares Corrêa, pelo secretário-geral, Henrique Batista e Silva, e pelo relator do caso, Henrique Fernando Maia.
A interrupção da gestação só será recomendada quando houver um “diagnóstico inequívoco de anecefalia”, conforme a decisão do conselho. O exame ultrassonográfico deverá ser feito a partir da 12ª semana de gravidez (três meses de gestação), registrando duas fotografias em posição sagital (que mostra o feto verticalmente) e outra em polo cefálico com corte transversal (detalhando a caixa encefálica).
Na decisão, o CFM reitera também que os conselhos regionais de Medicina (CRMs) deverão atuar como “julgadores e disciplinadores” da decisão seguindo “a ética”. Segundo a resolução, a gestante está livre para decidir se quer manter a gravidez. Caso decida levar adiante a gestação ou interrompê-la, a mulher deve ter assistência médica adequada.
A resolução é clara ainda na proibição de pressão sobre a gestante para tomar uma decisão. “Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano”, diz o texto. “O médico deve zelar pelo bem-estar da paciente.” Segundo a norma, a interrupção da gravidez só pode ocorrer em “hospital com estrutura adequada”. Não há detalhes sobre o que vem a ser uma estrutura adequada. A decisão da gestante ou do responsável por ela deve ser lavrada em ata.
Cabe ao médico, segundo a resolução, informar toda a situação à gestante, que terá ainda liberdade para requisitar outro diagnóstico e buscar uma junta médica. O profissional médico deverá ainda comunicar à grávida os riscos de recorrência de novas gestações com fetos anencéfalos e orientá-la a tomar providências contraceptivas para reduzir essas ameaças.
Na exposição de motivos, o Conselho Federal de Medicina ressalta as distinções que devem ser feitas entre interrupção da gravidez, aborto e aborto eugênico (visando ao suposto melhoramento da raça).
“Apesar de alguns autores utilizarem expressões 'aborto eugênico ou eugenésico" ou 'antecipação eugênica da gestação', afasto-as, considerado o indiscutível viés ideológico e político impregnado na palavra eugenia”, diz o texto, reproduzindo palavras do relator do processo no STF, ministro Marco Aurélio Mello.
Agência Brasil
domingo, 13 de maio de 2012
Resenha do filme "Battleship"
Baseado no jogo de mesmo nome, “Battleship” é um filme com
atuações medianas e excelentes cenas de batalhas navais, onde os efeitos
especiais não decepcionam.
A história começa quando é iniciada uma tentativa de
comunicação com um planeta distante, mas similar à Terra. Enquanto isto, Alex Hopper (Taylor Kitsch)
comemora seus 26 anos com seu irmão Stone (Alexander Skargard), que ordena que
ele dê um rumo à sua vida, arrumando um bom emprego. Alex, porém, resolve
chamar a atenção de uma loira desconhecida no bar, Sam (Brooklyn Decker) através
de uma atitude inconsequente. Sendo assim, Stone acaba por levar seu irmão para
a marinha, tentando dar-lhe alguma responsabilidade.
No meio deste imbróglio, objetos estranhos são detectados
vindos para nosso planeta, em formação de ataque. Durante a reentrada, ocorre
um acidente e um deles se espatifa contra Hong Kong. Os outros caem próximo ao
Havaí, enquanto ocorre uma série de jogos navais internacionais. A frota onde
se destacam três navios (comandados por Yugi Nagata, Alex e Stone) vai investigar a situação.
Um estranho campo de força, gerado pelos extraterrestres, surge
em volta do arquipélago havaiano e o arquipélago fica isolado da frota, com
exceção de um antigo encouraçado aposentado.
A atuação de Rihanna, como a oficial Raikes é abaixo da
crítica. Canastrona em sua performance, seus diálogos são forçados e ela demonstra
que ser atriz não é uma das suas melhores qualidades.
As três embarcações de guerra então passam a enfrentar naves
alienígenas fortemente armadas e invisíveis perante os radares, o que lembra o
jogo. Aí é que entra a velha estratégia da batalha naval dos conhecidos jogos
de tabuleiro.
Enquanto isso, os invasores precisam acessar as antenas no
Havaí, para enviarem uma mensagem ao seu planeta, pretendendo solicitar reforços. Eles
são bravamente combatidos pelo trio Sam, Mick (Gregory D. Gadson, um militar
aposentado que usa pernas mecânicas) e o Dr. Nogdrady (Adam Godlay). Aliás,
Mick é um personagem de destaque e transmite no filme uma bela mensagem de
superação, tendo desenvoltura para lutar “mano a mano” contra um dos alienígenaa.
São destes três que saem as cenas engraçadas do filme.
Também merecem menções os combatentes reformados idosos da
marinha que colocam para funcionar o USS Missouri, o navio “museu” que se torna
peça-chave no combate aos aliens e a trilha sonora do AC/DC, que torna qualquer
película empolgante.
A trama em si não é muito diferente do que já vimos em “Independence
Day” e “ A Batalha de Los Angeles”, mas os estratagemas da história tornam a
mesma uma ótima diversão.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Inteligência Artificial
Por Ricardo de Macedo
Muitos já devem ter ouvido falar, ou ainda visto filmes que abordavam o tema.
A Inteligência Artificial (I.A.) é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais ‘na moda’. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas vocês sabem do que se trata esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem?
Podemos dizer que “Não existe uma definição para inteligência artificial (IA), mas várias. Basicamente, IA é fazer com que os computadores pensem como os seres humanos ou que sejam tão inteligentes quanto o homem".
A Inteligência Artificial não é algo tão atual quanto muitos podem pensar, ela já é estudada há algum tempo. Alan Turing (tido por muitos como pai da ciência da computação) em 1943 liderou a equipe que projetou o Colossus, computador inglês que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial. Mas o que liga ele a Inteligência Artificial é o fato de que em 1950, na revista filosófica Mind, Alan Turing publicou um artigo chamado “Computing Machine and Intelligence”. Neste artigo, Turing apresentou, pela primeira vez, o que hoje é conhecido por Teste de Turing. Com este pretendia-se descobrir se uma máquina pode ou não pensar.
No exemplo original de Turing, um juiz humano conversa em linguagem natural com um humano e uma máquina criada para ter desempenho indistinguível do ser humano, sem saber qual é máquina e qual é humano. Se o juiz não pode diferenciar com segurança a máquina do humano, então é dito que a máquina passou no teste. A conversa está limitada a um canal contendo apenas texto (por exemplo, um teclado e um monitor de vídeo), de modo que o resultado não depende da habilidade da máquina de renderizar palavras em áudio.
Enfim, a Inteligência Artificial surgiu como uma área de pesquisa da ciência da computação e Engenharia da Computação, dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente[1] ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
A IA é tema bastante controverso, pois envolve temas como consciência e fortes problemas éticos ligados ao que fazer com uma entidade que seja cognitivamente indiferenciável de seres humanos.
A ficção científica tratou de muitos problemas desse tipo. Isaac Asimov, por exemplo, escreveu O Homem Bicentenário, onde um robô consciente e inteligente luta para possuir um status semelhante ao de um humano na sociedade. E Steven Spielberg escreveu "A.I. Inteligência Artificial" onde um garoto-robô procura conquistar o amor de sua "mãe", procurando uma maneira de se tornar real. Por outro lado, o mesmo Asimov reduz os robôs a servos dos seres humanos ao propor as três leis da robótica.
As três leis da robótica proposto por Asminov:
1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e/ou a Segunda Lei.
Na vida real, já vimos demonstrações de IA duas vezes (pelo menos com maior destaque):
- A primeira com o Deep Blue da IBM que se tornou o primeiro programa de computador a derrotar o campeão mundial em uma partida de xadrez, ao vencer Garry Kasparov por um placar de 3,5 a 2,5 em um match de exibição em 1996. Kasparov disse que sentiu “uma nova espécie de inteligência” do outro lado do tabuleiro. O valor das ações da IBM teve um aumento de 18 bilhões de dólares. Ainda hoje há indícios que o jogo foi armado, pois a IBM negou-se a entregar os logs sobre o jogo, especialistas afirmam que na verdade o jogo foi uma farsa, pois não era a maquina que estava jogando e sim uma equipe de especialistas em xadrez.
- A segunda vez e mais atual,foi no mais tradicional programa americano de perguntas e respostas, Jeopardy!, no ar desde 1964, em que teve uma edição especial em fevereiro de 2011 – um computador competiu contra o cérebro humano em uma disputa de conhecimentos gerais, usando linguagem humana. Os adversários não eram duas pessoas quaisquer: Ken Jennings e Brad Rutter são os dois campeões de maior sucesso da história do programa. Mas o computador também não é qualquer um: trata-se de um monstro composto por 100 servidores IBM Power 750 e equipado com 15 Terabytes de RAM. O nome dele é Watson. E ganhou de lavada.
Ainda a muitos estudos e muito que avançar nesta área, mas então, a inteligência artificial em um “nível humano” é possível ou é apenas um sonho da ficção científica? E se é possível, em quanto tempo ela poderá ser feita?
Estas perguntas são difíceis de ser respondida, cabendo a nós, meros mortais, apenas a sonhar com o futuro...
Para quem quiser ver como o cinema tratou o assunto existem vários filmes a disposição que abordam de um jeito ou de outro o tema. Segue uma lista feita por mim destes filmes, lembrando que todos são obras de ficção alguns mais outros menos verossímeis.
1 – Matrix
2 – AI – Inteligencia Artificial
3 – 2001 – Uma Odisséia no Espaço
4 – Eu, Robô
5 – Blade Runner
6 – O Homem Bicentenário
7 – Geração Proteu
8 – Short Circuit – Um Robô em Curto Circuito
9 – Projeto Colossus (um dos que acho mais legal)
10 – Westword
11 – O Exterminador do Futuro
12 – Jogos de Guerra
A inteligência artificial é um campo que está sendo pesquisado e aprimorado em grande escala nos últimos anos, além das áreas citadas acima, a IA faz parte de muitas outras áreas. Hoje têm-se as Redes Neurais e os conceitos de Aprendizagem, além das grandes inovações no mundo tecnológico aplicados em áreas que não se achava possível sua utilização. Na medicina, por exemplo, existem robôs que auxiliam nas cirurgias e em alguns casos o médico apenas precisa controlá-los e sua presença na sala nem se faz necessária. Outro grande exemplo da utilização da IA é no mundo dos games e jogos eletrônicos, linguagens com PROLOG e LISP, aplicam seus conceitos em algoritmos cada vez mais inteligentes e nos jogos mais reais a máquina simula os acertos e erros de quem está por trás de tudo isso, os controladores humanos.
A IA ainda é tabu dependendo do assunto abordado, ainda não se sabe se o homem vai ser capaz de criar a real inteligência artificial, ou ao menos desvendar os princípios do cérebro humano que é a base sua criação. Hoje, o que se sabe é que seus conceitos desenvolvidos ao longo de anos têm trazido grandes benefícios para humanidade e que de um modo geral ela sempre vai inovar e evoluir gradativamente.
É isto ai, abraços a todos...
Saúde, Paz e Sucesso.
A Inteligência Artificial (I.A.) é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais ‘na moda’. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se. Mas vocês sabem do que se trata esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem?
Podemos dizer que “Não existe uma definição para inteligência artificial (IA), mas várias. Basicamente, IA é fazer com que os computadores pensem como os seres humanos ou que sejam tão inteligentes quanto o homem".
A Inteligência Artificial não é algo tão atual quanto muitos podem pensar, ela já é estudada há algum tempo. Alan Turing (tido por muitos como pai da ciência da computação) em 1943 liderou a equipe que projetou o Colossus, computador inglês que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial. Mas o que liga ele a Inteligência Artificial é o fato de que em 1950, na revista filosófica Mind, Alan Turing publicou um artigo chamado “Computing Machine and Intelligence”. Neste artigo, Turing apresentou, pela primeira vez, o que hoje é conhecido por Teste de Turing. Com este pretendia-se descobrir se uma máquina pode ou não pensar.
No exemplo original de Turing, um juiz humano conversa em linguagem natural com um humano e uma máquina criada para ter desempenho indistinguível do ser humano, sem saber qual é máquina e qual é humano. Se o juiz não pode diferenciar com segurança a máquina do humano, então é dito que a máquina passou no teste. A conversa está limitada a um canal contendo apenas texto (por exemplo, um teclado e um monitor de vídeo), de modo que o resultado não depende da habilidade da máquina de renderizar palavras em áudio.
Enfim, a Inteligência Artificial surgiu como uma área de pesquisa da ciência da computação e Engenharia da Computação, dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente[1] ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
A IA é tema bastante controverso, pois envolve temas como consciência e fortes problemas éticos ligados ao que fazer com uma entidade que seja cognitivamente indiferenciável de seres humanos.
A ficção científica tratou de muitos problemas desse tipo. Isaac Asimov, por exemplo, escreveu O Homem Bicentenário, onde um robô consciente e inteligente luta para possuir um status semelhante ao de um humano na sociedade. E Steven Spielberg escreveu "A.I. Inteligência Artificial" onde um garoto-robô procura conquistar o amor de sua "mãe", procurando uma maneira de se tornar real. Por outro lado, o mesmo Asimov reduz os robôs a servos dos seres humanos ao propor as três leis da robótica.
As três leis da robótica proposto por Asminov:
1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e/ou a Segunda Lei.
Na vida real, já vimos demonstrações de IA duas vezes (pelo menos com maior destaque):
- A primeira com o Deep Blue da IBM que se tornou o primeiro programa de computador a derrotar o campeão mundial em uma partida de xadrez, ao vencer Garry Kasparov por um placar de 3,5 a 2,5 em um match de exibição em 1996. Kasparov disse que sentiu “uma nova espécie de inteligência” do outro lado do tabuleiro. O valor das ações da IBM teve um aumento de 18 bilhões de dólares. Ainda hoje há indícios que o jogo foi armado, pois a IBM negou-se a entregar os logs sobre o jogo, especialistas afirmam que na verdade o jogo foi uma farsa, pois não era a maquina que estava jogando e sim uma equipe de especialistas em xadrez.
- A segunda vez e mais atual,foi no mais tradicional programa americano de perguntas e respostas, Jeopardy!, no ar desde 1964, em que teve uma edição especial em fevereiro de 2011 – um computador competiu contra o cérebro humano em uma disputa de conhecimentos gerais, usando linguagem humana. Os adversários não eram duas pessoas quaisquer: Ken Jennings e Brad Rutter são os dois campeões de maior sucesso da história do programa. Mas o computador também não é qualquer um: trata-se de um monstro composto por 100 servidores IBM Power 750 e equipado com 15 Terabytes de RAM. O nome dele é Watson. E ganhou de lavada.
Ainda a muitos estudos e muito que avançar nesta área, mas então, a inteligência artificial em um “nível humano” é possível ou é apenas um sonho da ficção científica? E se é possível, em quanto tempo ela poderá ser feita?
Estas perguntas são difíceis de ser respondida, cabendo a nós, meros mortais, apenas a sonhar com o futuro...
Para quem quiser ver como o cinema tratou o assunto existem vários filmes a disposição que abordam de um jeito ou de outro o tema. Segue uma lista feita por mim destes filmes, lembrando que todos são obras de ficção alguns mais outros menos verossímeis.
1 – Matrix
2 – AI – Inteligencia Artificial
3 – 2001 – Uma Odisséia no Espaço
4 – Eu, Robô
5 – Blade Runner
6 – O Homem Bicentenário
7 – Geração Proteu
8 – Short Circuit – Um Robô em Curto Circuito
9 – Projeto Colossus (um dos que acho mais legal)
10 – Westword
11 – O Exterminador do Futuro
12 – Jogos de Guerra
A inteligência artificial é um campo que está sendo pesquisado e aprimorado em grande escala nos últimos anos, além das áreas citadas acima, a IA faz parte de muitas outras áreas. Hoje têm-se as Redes Neurais e os conceitos de Aprendizagem, além das grandes inovações no mundo tecnológico aplicados em áreas que não se achava possível sua utilização. Na medicina, por exemplo, existem robôs que auxiliam nas cirurgias e em alguns casos o médico apenas precisa controlá-los e sua presença na sala nem se faz necessária. Outro grande exemplo da utilização da IA é no mundo dos games e jogos eletrônicos, linguagens com PROLOG e LISP, aplicam seus conceitos em algoritmos cada vez mais inteligentes e nos jogos mais reais a máquina simula os acertos e erros de quem está por trás de tudo isso, os controladores humanos.
A IA ainda é tabu dependendo do assunto abordado, ainda não se sabe se o homem vai ser capaz de criar a real inteligência artificial, ou ao menos desvendar os princípios do cérebro humano que é a base sua criação. Hoje, o que se sabe é que seus conceitos desenvolvidos ao longo de anos têm trazido grandes benefícios para humanidade e que de um modo geral ela sempre vai inovar e evoluir gradativamente.
É isto ai, abraços a todos...
Saúde, Paz e Sucesso.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Facebook vai deixar você compartilhar arquivos
O Facebook vai oferecer a todos os grupos criados na rede social a possibilidade de compartilhar arquivos com os amigos, conforme matéria exclusiva publicada pelo site de tecnologia Mashable. O recurso já aparece nesta quinta-feira para uma pequena parcela de grupos e estará disponível para outros nos próximos dias, segundo o site.
“Se você não tem o recurso ainda, o Facebook quer que você saiba que você o terá ‘logo’”, diz o Mashable. O site explica que o usuário poderá enviar arquivos de até 25 megabytes, o mesmo limite de tamanho usado no Gmail. Arquivos de música e arquivos executáveis (.exe) não deverão ser permitidos.
Um porta-voz do Facebook disse ao Mashable que enviar arquivos era um dos pedidos mais frequentes entre os usuários que integram grupos. A ferramenta “Grupos” aparece na página inicial do usuário (a mesma que exibe as atualizações dos amigos), no menu à esquerda. Se você não consegue encontrá-la, acessefacebook.com/about/groups .
O novo recurso é herança do drop.io, serviço de compartilhamento de arquivos comprado pelo Facebook em 2010. No mês passado, a rede de Mark Zuckerberg lançou o Groups for School, que permite o compartilhamento de arquivos entre grupos criados por universidades.
Estadão
Podem até não permitir troca de Mp3, mas para tal bastará "zipar" os mesmos, o que vale para os executáveis.
terça-feira, 8 de maio de 2012
Como Mandar uma Carta
Com as novas modernidades, como: email, facebook, orkut, twitter e outras redes sociais, mandar cartas é a última opção que as pessoas veem para se comunicar com outras pessoas. Mas, saiba que mandar cartas pode ser algo charmoso e, digamos muito clássico. Além de ser bastante simples, não tanto quanto mandar um email, mas é uma maneira mais diferente para falar algo para uma pessoa. Mandar cartas pode ser uma ótimo maneira de se conquistar alguém. Por incrível que pareça é bastante inovador, pois ninguém costuma fazer isso, não é mesmo?
1. Escreva a sua carta para posteriormente mandá-la. O primeiro passo para que você mande uma carta é escrevê-la e saber para quem vai mandá-la. Escreva com uma letra bem legível para que não existam problemas com a compreensão das palavras.
2. Dados da pessoa que será a destinatária. Para que você consiga enviar uma carta é necessário que você saiba alguns dados da pessoa como: rua, CEP, bairro, número da casa ou do prédio e do apartamento, estado e cidade. De preferência coloque o nome completo da pessoa para que não haja erros na hora da entrega. Os seus dados também serão necessários para preencher o envelope.
3. Posicionamento dos dados no envelope. Quando você for colocar os dados da pessoa no envelope, não se esqueça de colocá-lo no lugar de “Destinatário”. Normalmente estará descrito onde será o campo do destinatário, mas se não tiver, coloque na parte de trás do envelope e indique que está pessoa é a destinatária. Na parte do “Remetente” escreva os seus dados também para saber quem estará enviando a carta.
4. Sele a carta e a coloque no correio. Agora é a parte final do envio de uma carta. Compre um selo – no correio mesmo vende – e coloque-a na parte destinada para o selo. Sem o selo, a carta não será enviada. Depois disso, feche a carta e a coloque em algum correio. Ela deverá chegar em dois dias úteis para a pessoa que você enviou, isso se ela residir próxima a você. Caso for de outro estado, o prazo é mais estendido.
Mandar uma carta pode estar voltando à moda, isso só dependerá de você. Comece mandando cartas para pessoas mais próximas e surpreenda-as com um novo modo de falar que se lembrou delas.
Com a correria do e-mail, por que não variar um pouco?
Receita libera da malha fina lote residual de restituições do IR
A Receita Federal liberou da malha fina um lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. A consulta ao lote poderá ser feita hoje (8), a partir das 9h, no site da Receita. O contribuinte poderá ligar também para o telefone 146 (Receitafone). No lote, foram incluídas ainda declarações dos exercícios 2010, 2009 e 2008. O dinheiro será depositado na conta do contribuinte no próximo dia 15.
Do exercício 2011, serão creditadas restituições para um total de 38.653 contribuintes, com correção de 11,75 %. No caso de 2010, as restituições irão para 12.167 pessoas, corrigidas em 21,9%. Referentes ao exercício de 2009, serão creditadas restituições para 7.427 contribuintes, com correção de 30,36 %. Para o exercício de 2008, o dinheiro será pago a 3.689 contribuintes, corrigido em 42,43 %.
A Receita lembra que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o formulário eletrônico disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do BB nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Agência Brasil
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Policial lança spray de pimenta em cachorro no Rio e gera polêmica
Um policial militar borrifou spray de pimenta nos olhos de um cão na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (6). O flagrante, feito por uma equipe do jornal carioca "O Globo", foi publicada no site do periódico e em sua página do Facebook, gerando grande comoção entre os internautas.
O comandante do patrulhamento na Rocinha ouviu o policial, mas o conteúdo do depoimento não foi revelado. O dono do cão, José Luiz Francisco, afirmou que o animal é sempre tranquilo e que o ato foi uma covardia.
Sem dúvidas foi uma grande maldade com o cão, que é de porte pequeno. Caso o mesmo tentasse mordê-lo, bastaria assustá-lo e afastá-lo. Como os moradores vão confiar na polícia, se a mesma maltrata até os animais?
sábado, 5 de maio de 2012
Rogério Ceni responderá por falsidade ideológica
O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, foi derrotado jurificamente ao ter negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) um pedido de habeas-corpus que buscava encerrar uma ação judicial movida contra o jogador por falsidade ideológica. A disputa na justiça pelo fato de Ceni ter assinado, em 2008, um documento do Departamento de Trânsito (Detran) de São Paulo que teria informações inverídicas, que gerou a perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de Olga de Carvalho Scola, apontada como vítima na ação.
No requerimento da liminar, o advogado do goleiro, Gustavo Frances, afirma que Ceni sofreu "constrangimento ilegal, por ver-se processado em ação penal carente de justa causa". Segundo a defesa, o único erro do jogador teria sido assinar em um campo errado do documento e essa ação isolada seria irrelevante para a consumação do crime.
Mesmo com todas as alegações a 11ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu, no dia 4 de abril, por negar a liminar para trancamento da ação. Agora, o goleiro terá que responder na Justiça pelas acusações de falsidade ideológica, crime previsto no artigo 299 do Código Penal, que resulta e pena de reclusão de um a três anos.
A decisão do TJ se respalda no fato da perícia ter concluído que a assinatura, de fato, é de Rogério Ceni e que ela estaria no local errado, atestando "declaração falsa".
Segundo o processo, o jogador teria pegado o veículo emprestado e recebido a multa por excesso de velocidade. À polícia, Rogério alegou que, durante a concentração do time, ele comentou sobre a infração com "terceira pessoa", que teria se voluntariado para elaborar o recurso de multa.
Ceni, então, teria entregado a cópia do Registro Geral e da CNH, ressaltando que desconhecia a transferência de pontos. Não consta no processo quem seria esta pessoa, porém, o documento teria sido preenchido pelo despachante Dorival Soares, que também é apontado como réu na ação.
De acordo com o voto do desembargador Antonio Manssur, único que foi favorável à liminar, não existem indícios de que Rogério Ceni estivesse "mancomunado com terceiros ou com Dorival Soares".
No dia 24 de abril, a juíza Marcia Helena Bosch acabou julgando a ação como procedente e deu continuação no processo, intimando a defesa do atleta a apresentar respostas à acusação ou manifestar se há interesse na proposta de suspensão do processo.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Vacinação contra a gripe começa neste sábado(5) em todo o país
Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país abrem amanhã (5) para o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O horário de funcionamento será das 8h às 17h. A dose aplicada vai proteger também contra a influenza A(H1N1) – gripe suína.
Devem procurar os locais de vacinação idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio.
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
Em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público-alvo. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírusInfluenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.
Agência Brasil
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Raciocínio lógico pode afetar fé em Deus, diz pesquisa
O "ministério da cultura" adverte: contemplar a escultura "O Pensador", do francês Auguste Rodin (1840-1917), pode fazer com que você fique menos religioso.
A frase soa como loucura, mas esse é um dos achados de um estudo que acaba de sair na revista "Science".
Trata-se, na verdade, de um caso particular de um fenômeno mais amplo: aparentemente, levar as pessoas a pensarem de modo mais "racional", por meio de influências sutis (como a exibição da célebre imagem do homem refletindo), reduz as tendências religiosas dos sujeitos.
A pesquisa é assinada por Ara Norenzayan e Will Gervais, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), que estão entre os mais destacados estudiosos da psicologia da religião.
Eles partiram de uma hipótese apoiada por outros estudos, segundo a qual pessoas religiosas preferem usar a intuição ao processar dados, enquanto os não religiosos usam o raciocínio detalhado.
Os religiosos, por exemplo, acabam caindo com mais facilidade em "pegadinhas" lógicas, independentemente de seu QI ou nível educacional.
A dupla de pesquisadores combinou esse dado com uma técnica comum de psicologia experimental, o chamado "priming", que envolve o uso de um estímulo prévio para "preparar" a mente do participante de forma a reagir de certa maneira.
Sabe-se que o "priming" funciona em contextos educacionais. Se alunos de uma escola da periferia leem, antes de uma prova de ciências, sobre garotos pobres que se tornaram grandes cientistas, tiram notas melhores.
No estudo canadense, dezenas de voluntários tinham de realizar tarefas, metade das quais poderia levar a um "priming" do pensamento analítico, enquanto a outra metade era neutra.
Sabe-se que até ler um texto com letras miúdas pode favorecer a ativação desse tipo de raciocínio.
Os voluntários que fizeram as tarefas "analíticas" tiveram menos propensão a se declarar religiosos depois.
Para os pesquisadores, um motivo possível para isso é que a religiosidade depende de processos mentais intuitivos, como detectar "personalidade" no mundo -mesmo em contextos inanimados, como a natureza, o que levaria à crença em deuses. O raciocínio analítico poderia bloquear isso.
Folha de SP
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Câmara aprova punição maior para exigência de cheque caução em hospital
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (2) o Projeto de Lei 3331/12, que aumenta a pena para o hospital que condicionar o atendimento médico emergencial a qualquer tipo de garantia financeira, como cheque-caução ou nota promissória. A pena é de detenção de três meses a um ano e multa. A punição prevista atualmente é detenção de um a seis meses ou multa. Os agravantes continuam aplicação da pena em dobro se da prática resultar lesão corporal grave e o triplo, em caso de morte.
O projeto, de autoria do Executivo, prevê também a obrigatoriedade de os estabelecimentos colocarem em local visível cartazes com a informação de que é crime exigir garantias financeiras e o preenchimento prévio de formulários para o atendimento emergencial.
A proposta, que segue para o Senado, altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para criar um novo tipo de crime específico relacionado à omissão de socorro (artigo 135).
Os deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) deram pareceres favoráveis pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O governo federal decidiu dar atenção ao tema após a morte do então secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, em 19 de janeiro. Depois de ser recusado em dois hospitais privados de Brasília, que teriam exigido cheque-caução, Duvanier faleceu em um terceiro estabelecimento.
Multas de trânsito leves ou médias poderão ser transformadas em advertência, a partir de julho
A Partir do dia 1º de julho, condutores que receberem multas
de trânsito leves ou médias poderão requisitar à autoridade que expediu a
sentença (Detran, CET, CET) a conversão da mesma em advertência por escrito,
caso não sejam reincidentes.
A prerrogativa está sendo agora regulamentada pelo Detran
através da Resolução 363, que entra em vigor no referido mês. Ela já estava
disponível no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 267.
A aplicação da penalidade de advertência será registrada no
prontuário do infrator depois de encerrada a instância administrativa de
julgamento de infrações, segundo o DEnatran.
Tanto o artigo 267 do CTB quanto a resolução do Denatram
facultam à autoridade de trânsito a decisão de transformar a multam em
advertência ou não.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Ateus ou agnósticos tendem a agir mais por compaixão do que os mais religiosos
Em três experimentos, cientistas detectaram que a compaixão é o que faz pessoas menos religiosas serem mais generosas. Já para os mais crentes, compaixão não tem tanta relação com generosidade, segundo os resultados publicados na revista Social Psychological and Personality Science.
Os dados desafiam a noção de que atos de generosidade e caridade são motivados por empatia e compaixão. Segundo os pesquisadores, isso acontece mais com pessoas menos ou nem um pouco religiosas.
“Nós descobrimos que, para pessoas menos religiosas, a força da conexão emocional com a outra pessoa é fundamental para determinar o quanto o outro será ajudado ou não”, diz o psicólogo social Robb Willer, coautor do estudo. Ele conta que para os mais religiosos, no entanto, a generosidade é baseada menos na emoção e mais em fatores como doutrina, senso de comunidade ou preocupações com a reputação.
A compaixão é definida no estudo como a emoção que sentimos ao ver outra pessoa sofrendo e nos motiva a ajudar, mesmo que isso nos traga algum custo.
O estudo analisou a relação entre compaixão, religião e generosidade, mas não identificou o motivo pelo qual religiosos agem menos por compaixão do que os outros. Os pesquisadores acreditam, no entanto, que essas pessoas são mais guiadas por um senso de obrigação moral.
“Nossa hipótese é que a religião muda a forma como a compaixão tem impacto no comportamento generoso”, afirma Laura Saslow, que participou da pesquisa como estudante de doutorado.
Ela relata que decidiu estudar o assunto depois de ouvir um amigo lamentar que havia feito uma doação às vítimas do terremoto do Haiti apenas depois de assistir a um vídeo emocionante em que uma mulher era salva dos destroços, e não pela compreensão lógica de que era preciso ajudar.
UOL
Comentário:
Ajudar o próximo necessitado é um dever moral de qualquer ser humano, pois o altruísmo só beneficia nossa espécie. Devemos auxiliar pois é o lógico a se fazer e não porque supostos deuses querem que façamos assim ou almejando uma "recompensa divina", como muitas pessoas esperam ao realizar atos de bondade.
Ajudar o próximo necessitado é um dever moral de qualquer ser humano, pois o altruísmo só beneficia nossa espécie. Devemos auxiliar pois é o lógico a se fazer e não porque supostos deuses querem que façamos assim ou almejando uma "recompensa divina", como muitas pessoas esperam ao realizar atos de bondade.
Dormir mais de 9 horas evita ganho de peso
A pesquisa avaliou 1.088 casais de gêmeos. Os que dormiam menos de sete horas por noite aprosentaram um IMC (índice de massa corporal) maior, além de uma atuação dos genes relacionados à obesidade no IMC mais expressiva.
Na investigação, a hereditariedade do IMC apresentou-se duas vezes mais alta entre os gêmeos que dormiam menos do que entre os que dormiram mais de nove horas por noite.
Cinco fatos curiosos sobre os sonhos
Os sonhos continuam deixando os cientistas perplexos, mas as pesquisas recentes investigam sobre o que sonhamos e até mesmo como poderíamos controlar os sonhos.
Quando sua cabeça bate no travesseiro, para muitos é apagar as luzes e desligar de tudo que você conhece. Enquanto isso, as células em seu cérebro estão muito aceleradas, gerando energia suficiente para produzir os sonhos relaxantes e até mesmo os assombrosos que ocorrem durante a fase de movimento rápido dos olhos durante seu sono.
Por que algumas pessoas têm pesadelos, enquanto outros realmente passam suas noites em êxtase? Assim como o sono, os sonhos são misteriosos fenômenos. Mas como os cientistas são capazes de sondar mais profundamente nossas mentes? Algumas dessas respostas eles já estão encontrando.
Eis abaixo algumas das coisas que sabemos sobre o que acontece na terra dos sonhos:
1. Sonho violento pode ser sinal de alerta
Como se pesadelos não bastassem, um raro distúrbio do sono – chamado distúrbio comportamental do sono REM - leva as pessoas a agirem fora de seus sonhos, às vezes se debatendo com chutes e gritos. Tais sonhos violentos podem ser um sinal precoce de doenças do cérebro, incluindo a o mal de Parkinson e demência, de acordo com pesquisa publicada em 28 de julho de 2010, na revista Neurology. Os resultados sugerem que os estágios iniciais destas doenças neurodegenerativas podem começar décadas antes de uma pessoa ou médico identificá-la.
2. Os amantes da noite têm mais pesadelos
Ficar acordado até tarde tem suas vantagens, mas sonhar não é uma delas. Pesquisa publicada em 2011 nas revistas Sleep and Biological Rhythms, revelou que pessoas que ficam acordadas até tarde são mais propensas a experimentarem pesadelos, do que pessoas que costumam dormir e acordar cedo.
No estudo foi pedido para que 264 universitários classificassem a frequência com que costumavam ter pesadelos entre 0 e 4, sendo 0 nunca e 4 sempre. Os estudante que dormem muito tarde ficaram na média de 2,10 enquanto os do tipo que acordam cedo tiveram média 1,23. Os pesquisadores disseram que a diferença era significativa, no entanto, eles não têm certeza do que está causando uma ligação entre hábitos noturnos e pesadelos.
Entre suas ideias esta o hormônio do estresse, o cortisol, que tem seus picos pela manhã, logo antes de acordar. Se você está dormindo, nesse momento, o aumento de cortisol pode provocar sonhos vívidos ou pesadelos, especulam os investigadores.
3. Os homens sonham com relações sexuais
Assim como em suas horas de vigília, os homens também sonham com sexo mais que as mulheres. Tanto indivíduos que se consideram comuns como aqueles chamados galãs. Já as mulheres são mais propensas a terem pesadelos revela o estudo feito em 2009 pela psicóloga Jennie Parker, daUniversity of the West of England.
Ela estudou os sonhos / pesadelos das mulheres, agrupando-os em três categorias: sonhos terríveis (sendo perseguido ou ter sua vida ameaçada); sonhos que envolvem a perda de um ente querido ou sonhos confusos.
4. Você pode controlar seus sonhos
Se você estiver interessado em sonhos lúcidos, você pode optar por videogame. Qual o ponto em comum? Ambos representam realidades alternativas, disse Jayne Gackenbach, psicólogo da Grant MacEwan University, no Canadá.
“Se você está gastando horas por dia em uma realidade virtual, isso é prática”, disse Gackenbach ao portal LiveScience em 2010. “Os jogadores são utilizados para controlar seus ambientes de jogo de modo que isso pode se traduzir em sonho.”
Sua última pesquisa mostrou que as pessoas que frequentemente jogam videogames são mais propensas que os que não jogam, tendo sonhos lúcidos aonde eles se veem de fora de seus corpos. Eles também eram mais capazes de influenciar seus mundos de sonho, como se controla um personagem de um jogo.
Esse nível de controle também pode ajudar os jogadores a tornarem um pesadelo em um sonho tranquilo, foi o que mostrou um estudo em 2008. Esta capacidade poderia ajudar veteranos de guerra que sofrem de estresse pós-traumático (no inglês tem a sigla PTSD).
5. Por que nós sonhamos?
Os cientistas há muito se perguntam, por que sonhamos, com respostas que vão desde a ideia de Sigmund Freud de que os sonhos cumprem os nossos desejos para a especulação de que essas viagens melancólicas são apenas um efeito colateral do movimento rápido dos olhos (REM). Pelo menos parte da razão pode ser o pensamento crítico, sugere a psicóloga de HarvardDeirdre Barrett, que apresentou sua teoria em 2012, naAssociation for Psylchological Science em Boston.
Sua pesquisa revelou que as horas adormecidas podem nos ajudar a resolver quebra-cabeças que têm nos assolado durante o dia. Os aspectos visuais e muitas vezes ilógicos dos sonhos os tornam perfeitos para o raciocínio lógico conseguir resolver alguns problemas.
Assim, enquanto os sonhos podem ter evoluído originalmente para outra finalidade, eles provavelmente foram aperfeiçoados ao longo do tempo para várias tarefaras, incluindo ajudar o cérebro na resolução de problemas, afirma Deirdre Barrett.
Jornal Ciência
Assinar:
Postagens (Atom)