Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

Cinco fatos curiosos sobre os sonhos



Os sonhos continuam deixando os cientistas perplexos, mas as pesquisas recentes investigam sobre o que sonhamos e até mesmo como poderíamos controlar os sonhos.

Quando sua cabeça bate no travesseiro, para muitos é apagar as luzes e desligar de tudo que você conhece. Enquanto isso, as células em seu cérebro estão muito aceleradas, gerando energia suficiente para produzir os sonhos relaxantes e até mesmo os assombrosos que ocorrem durante a fase de movimento rápido dos olhos durante seu sono.

Por que algumas pessoas têm pesadelos, enquanto outros realmente passam suas noites em êxtase? Assim como o sono, os sonhos são misteriosos fenômenos. Mas como os cientistas são capazes de sondar mais profundamente nossas mentes? Algumas dessas respostas eles já estão encontrando.

Eis abaixo algumas das coisas que sabemos sobre o que acontece na terra dos sonhos:

1. Sonho violento pode ser sinal de alerta

Como se pesadelos não bastassem, um raro distúrbio do sono – chamado distúrbio comportamental do sono REM - leva as pessoas a agirem fora de seus sonhos, às vezes se debatendo com chutes e gritos. Tais sonhos violentos podem ser um sinal precoce de doenças do cérebro, incluindo a o mal de Parkinson e demência, de acordo com pesquisa publicada em 28 de julho de 2010, na revista Neurology. Os resultados sugerem que os estágios iniciais destas doenças neurodegenerativas podem começar décadas antes de uma pessoa ou médico identificá-la.

2. Os amantes da noite têm mais pesadelos

Ficar acordado até tarde tem suas vantagens, mas sonhar não é uma delas. Pesquisa publicada em 2011 nas revistas Sleep and Biological Rhythms, revelou que pessoas que ficam acordadas até tarde são mais propensas a experimentarem pesadelos, do que pessoas que costumam dormir e acordar cedo.

No estudo foi pedido para que 264 universitários classificassem a frequência com que costumavam ter pesadelos entre 0 e 4, sendo 0 nunca e 4 sempre. Os estudante que dormem muito tarde ficaram na média de 2,10 enquanto os do tipo que acordam cedo tiveram média 1,23. Os pesquisadores disseram que a diferença era significativa, no entanto, eles não têm certeza do que está causando uma ligação entre hábitos noturnos e pesadelos.

Entre suas ideias esta o hormônio do estresse, o cortisol, que tem seus picos pela manhã, logo antes de acordar. Se você está dormindo, nesse momento, o aumento de cortisol pode provocar sonhos vívidos ou pesadelos, especulam os investigadores.

3. Os homens sonham com relações sexuais

Assim como em suas horas de vigília, os homens também sonham com sexo mais que as mulheres. Tanto indivíduos que se consideram comuns como aqueles chamados galãs. Já as mulheres são mais propensas a terem pesadelos revela o estudo feito em 2009 pela psicóloga Jennie Parker, daUniversity of the West of England.

Ela estudou os sonhos / pesadelos das mulheres, agrupando-os em três categorias: sonhos terríveis (sendo perseguido ou ter sua vida ameaçada); sonhos que envolvem a perda de um ente querido ou sonhos confusos.

4. Você pode controlar seus sonhos

Se você estiver interessado em sonhos lúcidos, você pode optar por videogame. Qual o ponto em comum? Ambos representam realidades alternativas, disse Jayne Gackenbach, psicólogo da Grant MacEwan University, no Canadá.

“Se você está gastando horas por dia em uma realidade virtual, isso é prática”, disse Gackenbach ao portal LiveScience em 2010. “Os jogadores são utilizados para controlar seus ambientes de jogo de modo que isso pode se traduzir em sonho.”

Sua última pesquisa mostrou que as pessoas que frequentemente jogam videogames são mais propensas que os que não jogam, tendo sonhos lúcidos aonde eles se veem de fora de seus corpos. Eles também eram mais capazes de influenciar seus mundos de sonho, como se controla um personagem de um jogo.

Esse nível de controle também pode ajudar os jogadores a tornarem um pesadelo em um sonho tranquilo, foi o que mostrou um estudo em 2008. Esta capacidade poderia ajudar veteranos de guerra que sofrem de estresse pós-traumático (no inglês tem a sigla PTSD).

5. Por que nós sonhamos?

Os cientistas há muito se perguntam, por que sonhamos, com respostas que vão desde a ideia de Sigmund Freud de que os sonhos cumprem os nossos desejos para a especulação de que essas viagens melancólicas são apenas um efeito colateral do movimento rápido dos olhos (REM). Pelo menos parte da razão pode ser o pensamento crítico, sugere a psicóloga de HarvardDeirdre Barrett, que apresentou sua teoria em 2012, naAssociation for Psylchological Science em Boston.

Sua pesquisa revelou que as horas adormecidas podem nos ajudar a resolver quebra-cabeças que têm nos assolado durante o dia. Os aspectos visuais e muitas vezes ilógicos dos sonhos os tornam perfeitos para o raciocínio lógico conseguir resolver alguns problemas.

Assim, enquanto os sonhos podem ter evoluído originalmente para outra finalidade, eles provavelmente foram aperfeiçoados ao longo do tempo para várias tarefaras, incluindo ajudar o cérebro na resolução de problemas, afirma Deirdre Barrett.




Jornal Ciência

Nenhum comentário: