Pesquisar este blog

domingo, 27 de maio de 2012

Resenha do filme "Homens de Preto 3"




Depois da continuação fraca de 2002, os fãs de "Homens de Preto" esperavam há tempos um filme que respeitasse a qualidade do primeiro de 1997. Enquanto a primeira película ( adaptada da revista criada por Lowell Cunningham) mesclava com sucesso humor, ficção científica e ação, a segunda apenas foi dedicado aos efeitos especiais e à repetição de piadas.

O roteiro de Etan Cohen não foi feito de uma maneira usual. As filmagens iam acontecendo e a sequência ambientada em 1969 estava “em branco”, só sendo concluída após uma pausa na produção.

A história começa quando Boris, o Animal (Jemaine Clement) escapa de uma prisão lunar (!) e vai atrás do agente da MIB que o prendeu, K (Tommy Lee Jones). Em seu plano, ele não quer só se vingar das últimas décadas em que esteve detido, mas sim quer voltar no tempo para matar seu inimigo e impedir que sua raça alien seja extinta. Ao completar sua missão, K é apagado da história, a Terra sofre uma invasão extraterrestre e cabe a J (Will Smith) voltar no tempo para  impedir este desfecho.

O simpático alienígena Griffin (Michael Stuhlbarg) é apresentado aos protagonistas para auxiliá-los em sua busca pelo bandido intergalático, ensinando-lhes o básico sobre viagens no tempo: se você mexe no passado, presentes alternativos podem surgir.
A ambientação da década de 1960 é perfeita, sobretudo o racismo latente da sociedade da época com os negros: J sofre isso na pele o tempo todo, recebendo olhares de desconfiança e se saindo bem com isto, gerando várias cenas engraçadas. Até um Andy Warhol (Bill Hader) “chapado” e sua famosa Factory aparecem na película.

Os ETs remetem ao imaginário da ficção de 1969: aliens com cara de peixe, com aquário na cabeça e nem as modelos escapam de ser de outro mundo.
O jovem K, interpretado por Josh Brolin, é a cópia perfeita do personagem sacramentado por Tommy Lee Jones. Ele pegou todas as suas manias, expressões faciais e trejeitos  com maestria.
A conclusão da trama pode ser vista como emotiva demais para alguns fãs de ficção científica, mas é coerente com toda a história e cria logo um elo com o primeiro filme da série.


"Homens de Preto 3" arranca boas risadas, dosando bem ficção e humor.

Nenhum comentário: