Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

Cães ajudaram os humanos modernos a competirem com os Neandertais



Os cães teriam sido o fator decisivo na competição entre os humanos com os Neandertais na colonização da Europa, afirmam os pesquisadores.

A ligação entre o homem e o cão surgiu em torno dos Neandertais nos tempos em que colonizavam a Europa, nos últimos 250 mil anos. Agora, especialistas têm sugerido que a domesticação dos cães e os benefícios dessa parceria foram um dos fatores primordiais para o desaparecimento dos Neandertais, levando a supremacia dos humanos modernos.

Escavações encontradas sobre as primeiras habitações humanas sugerem que os cães eram reverenciados pelos nossos antepassados, com seus dentes adornados como joias e suas imagens às vezes pintadas em paredes. As informações são do portal DailyMail.




Os animais, que na época poderiam ter sido da raça pastor alemão, ajudaram os seres humanos a transportarem carne e mantimentos de um local para outro, na busca de novas moradias.

A relação teria sido mutuamente benéfica, pois os animais ofereciam vantagens aos humanos e em troca recebiam proteção, companheirismo, alimento e, possivelmente, carinho.

Pat Shipman, antropólogo da Universidade Penn State, disse: “Os animais não entraram acidentalmente no caminho de nossa evolução de Homo sapiens – eles foram essenciais para nós, o que nos ajudou a sermos humanos”.

Jornal ciência

Nenhum comentário: