Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O que é tecnologia?


Ricardo de Macedo


Semanalmente, ou pelo menos quase, venho aqui falar sobre tecnologia, ou alguma variação sobre o tema.

Mas existe certa duvida na cabeça de todos sobre o que é tecnologia. Você amigo leitor sabe o que é tecnologia?

Uma definição muito aceita para tecnologia diz: “Tecnologia é tudo aquilo que o ser humano cria para expandir seus conhecimentos, tornar seu trabalho mais fácil e fazer sua vida mais agradável.”

Porém eu gosto mais da definição dada por Dom Tapscott no seu livro “Geração Digital” em que diz: “Tecnologia é tudo que foi criado depois que a pessoal nasceu.”

Partindo deste principio as Pinturas Rupestre do Piauí que datam mais de 10 mil anos são uma forma de tecnologia. Sim, para o Homem pré-histórico a pintura rupestre foi uma tecnologia alcançada. Tanto quanto foi a raspagem das pedras para se fazer ferramentas, ou a descoberta do fogo, ou ainda a utilização do cobre, bronze e outros metais.

Claro que muitos ignoram como tecnologia coisas tão triviais como luz elétrica, telefone, carro, rádio ou televisão, mas todos itens citados já foram consideradas alta tecnologia na época de sua invenção. Mostrando que o conceito do que é tecnologia é muito variável.

Para mim que convivo com a Informática, alguns exemplos de tecnologia que pode ser citado: o computador (1945), Internet (1969) e a Word Wide Web (de 1989), todos itens que as crianças de hoje nem pensão como sendo algo tecnológico.

Caminhamos para convergência tecnológica onde um único equipamento poderá executar funções distintas, como o caso da geladeira RF4289 da Samsung lançado durante a CES (Consumer Electronics Show) 2011 em Las Vegas. Nela você pode se conectar à internet pelo sistema Wi-fi, e com isto atualizar o Twitter, acessar o google calendar, tocar músicas, consultar a previsão do tempo de sua cidade e claro através do site Epicurious.com acessar dicas rápidas de culinária e receitas completas.

Esta geladeira é apenas um exemplo que confirma muitas vezes o que o filosofo e educador canadense Herbert Marshall McLuhan afirma: “As novas tecnologias são sempre utilizadas para fazer um trabalho velho, isto é, até que alguma força direcionada faça com que elas sejam utilizadas de novas maneiras”.

Uma visão comum é que a evolução tecnológica acaba criando um processo de involução social, onde o senso de coletivo apenas é observado em redes sociais, onde cada vez mais nos isolamos do mundo exterior, para dentro do nosso próprio mundo. A facilidade de acesso é perigosa, pois pode trazer junto uma indesejável acomodação e alienação.

A tecnologia não deve ser pensada apenas para facilitar o cotidiano (claro que é este foco que move a tecnologia), mas também deve ser vista como uma forma de fortalecer valores e evitar algumas barbáries. E para isto não é preciso abandonar a evolução tecnológica, basta apenas focar mais no conteúdo e aplicação, e menos no meio.

Então, quando pensamos em tecnologia, temos que ter a mente aberta para entender que tecnologia é algo muito amplo e variável, que nossa percepção é o principal falto para determinar o que é Tecnologia (para nós mesmo).

Deixo a dica aqui de dois livros para quem quiser ter uma visão mais ampla sobre tecnologia:



HORA DA GERAÇÃO DIGITAL, A

Autor: TAPSCOTT, DON

Editora: AGIR



ADMIRAVEL MUNDO NOVO

Autor: HUXLEY, ALDO

Editora: GLOBO



O Primeiro ajuda a quem quiser entender um pouco mais de como a “Geração Internet” está “mudando o mundo”, já o segundo é uma obra de ficção que aborda como nós humanos nos relacionamos com a tecnologia e como ela pode afetar a nossa sociedade. Ambos os livros é possível encontrar na internet versões digitalizadas.



É isto ai, abraços a todos...



Saúde, Paz e Sucesso.

Nenhum comentário: