Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Moradores de Trairi (CE) questionam instalação de parque eólico na região



Moradores de uma comunidade no litoral de Trairi, a 123km de Fortaleza, questionam o impacto ambiental da construção de um parque eólico na região. A produção de energia eólica no Ceará deve aumentar sete vezes nos próximos três anos, com a instalação de outros 37 parques eólicos, segundo a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).

Moradores da comunidade organizaram uma manifestação no fim de semana para evitar a instalação dos equipamentos nas dunas e acreditam que a obra vai causar impactos no meio ambiente e na economia da região.

Não é a primeira vez que Trairi recebe projetos ligados a energias alterativas. Nas dunas da localidade, é possível ver um projeto que não deu certo. As atenções estão voltadas para os aerogeradores de energia eólica que devem ser instalados no começo de 2012, o que preocupa os moradores da região.

Os outros projetos de usina e centrais eólicas devem ser concretizados nos municípios de Mundaú, Flecheiras e Guajirú. Ainda de acordo com a Adece, o Estado tem atualmente 17 parques eólicos e lidera a produção desse tipo de energia no Brasil, com 50% da potência instalada de todo o País.

Clima tenso na região
Segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), todos os projetos contaram com a participação popular durante as audiências e agora já possuem licença ambiental. “No momento das audiências públicas, teve alguma resistência mas nada que fosse de maneira significativa para a não instalação do empreendimento”, diz Wilker Sales, secretário estadual do meio ambiente.

Para o presidente da Aliança dos Moradores e Amigos de Flecheiras (AMA), Carlos Uchôa, a comunidade não foi ouvida como deveria e não vai desistir de proteger as dunas. “O Governo proibiu qualquer empreendimento turístico nas dunas. No entanto, liberou totalmente para as eólicas. A nossa questão não é ser contra a energia eólica. A nossa questão é quanto à localização delas”, afirma. De acordo com a Semace, apesar do protesto dos moradores, a instalação do parque eólico do Trairi vai continuar.

Comentário do Aurelio:
Será que os globetes vão fazer um vídeo questionando a "intocável" energia eólica?

Comentário do Celso:
Os globestas teimam em querer usinas eólicas em tudo quanto é lugar, gostaria de saber se eles conseguiriam aturar seu barulho insano 24 horas por dias, sem falar nos efeitos nefastos do infrasson produzidos por elas.

Nenhum comentário: