A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim.
A restrição foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União.
A Aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento.
Por se encaixar na categoria de "novos alimentos", a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.
De acordo com a resolução, o uso da Aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido.
Comentário do Aurelio:
A internet está cheia de produtos picaretas, baseados em Aloe Vera. Com o rótulo de "naturais", prometem a cura de vários problemas sem nenhuma evidência científica, com a própria matéria explica. Concordo com a atitude da Anvisa.
Comentário do Celso:
Gostaria de saber: o que o cabide de empregos da ANVISA está esperando para tomar alguma atitude contra o "Cogumelo do Sol", "Herbalife" e outros placebos similares?
Nenhum comentário:
Postar um comentário