Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A beleza da ciência

Os vírus da varíola, da aids e uma possível mutação futura:esculturas

O inventor, pesquisador e cientista amador Luke Jerram gosta de inovar e surpreender as pessoas. Sendo assim, criou dentre várias coisas esculturas de vidro que demonstram as formas dos vírus.

Jerram disse, "Minha vontade sempre foi aumentar a compreensão científica das pessoas e fazê-las verem como são os vírus. Cientistas não são capazes de responder a muitas das perguntas que eu faço,como por exemplo, por que o RNA é exatamente instalado no interior de uma cápsula? No momento, a tecnologia da câmera não pode responder a essas pergunta. Eu também estou forçando os limites das técnicas de assoprar vidro. Alguns dos meus desenhos simplesmente não podem ser criados em vidro. Alguns sãomuito frágeis e a gravidade faria que caíssem sobre o próprio peso. Então tento equilibrar a exploração do conhecimento científico com as técnicas de assoprar vidro".
Jerram criando suas esculturas

Outro trabalho do artista:








Escultura ótica retinal:
Em uma sala escura, o visitante senta num banco e mira um led vermelho. Três flashes são emitidos com um intervalo de 8 segundos a 1 m de distância. Cada flash passa por um stencil e cria uma “pós-imagem” 3D na retina do visitante. Um estrobo é ligado em um dos cantos da sala fazendo com que a imagem se torne “solidificada” e se torne presente como se estivesse apoiada sobre o solo da sala escura. O visitante "carrega" a “pós-imagem” por mais dois minutos de 2 minutos depois da experiência.


Fontes:

Mostra SESC de artes
Site do autor



Um comentário:

Melin disse...

Jerram traz ao mundo macroscópico, figuras que só existem no imaginário. A experiência visual deve ser fabulosa ... Boa dica Aurélio.