Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Matemáticos, videntes, "probabilidades" e previsões no futebol

O matemático Tristão Garcia, que têm errado suas previsões nos últimos campeonatos nacionais e o pai-de-santo Painho, grande personagem de Chico Anysio. Quem será que acerta mais?


Mais uma vez, os matemáticos (veja aqui) querem dar seus pitacos "científicos" no futebol.  São os mesmos que davam a certeza do rebaixamento do Fluminense em 2009 e diziam que o título já era do Atlético-MG em 2012. Veja o que diziam no ano passado.
Em 2009 também, diziam que o Palmeiras tinha mais chances de ser campeão, com 62% e nem falavam do Flamengo, que levou o título, após uma grande arrancada. No momento que este texto está sendo escrito, o Cruzeiro lidera o campeonato, mas Botafogo e Grêmio estão na cola deste e podem ultrapassá-lo.

Os jornalistas deviam ignorar este tipo de coisa. Se não me engano, em 1966, cientistas fizeram cálculos nos computadores da época, que davam certeza que a União Soviética venceria a Copa daquele ano.
O que agrega este tipo de matéria? Todos sabemos que o futebol não é ciência, tampouco um esporte exato.
 Probabilidade existe no mundo financeiro e talvez em outros esportes com menos variáveis, mas no futebol não.
Utilizar uma ciência desta forma é tão picareta quanto astrólogos que, sempre antes do campeonato, fazem suas previsões sobre quem será ou não o campeão. Chega de charlatanismo com cara de "previsão" na imprensa. Por que será que a imprensa esportiva nunca questiona este tipo de tentativa de adivinhação? Já fizeram alguma matéria questionando os cálculos dos matemáticos metidos à videntes do futebol e seu índice de acertos no final dos campeonatos?

Leia também o texto sobre o tema publicado no "Mundo Botafogo".

Agora, a parte divertida: previsões de videntes, astrólogos e similares pra os clubes brasileiros:

Vejamos o que dizia um astrólogo no começo do ano, sobre o São Paulo:
"O time pode até não brilhar tanto pode não jogar bem, mas a sorte vai estar ao lado do São Paulo, principalmente nas competições internacionais”, completou".



Fatos: O São Paulo perdeu todos os torneios que disputou em 2013 e está na zona de rebaixamento.


Previa a famosa Mãe Dinah:

"A Copa Libertadores, segundo Mãe Dinah, já tem dono. Atual campeão nacional, o Fluminense será o próximo campeão das Américas. Para o Atlético-MG, grande favorito, falta fé: Cuca precisa se reforçar com artifícios que tragam sorte para poder ser campeão. "


Resultado: Fluminense eliminado no Paraguai pelo Olimpia e Atlético-MG campeão.

Nenhum comentário: