Pesquisar este blog

domingo, 15 de setembro de 2013

Botafogo 2x1 Santos

Análise do meu amigo Rui Moura:


Impressionante a campanha do Botafogo!


Jogo muito corrido no primeiro tempo, com o Santos tentando liquidar a partida no 1º tempo, talvez para descansar as pernas no período final. Foi um risco e não deu certo, mas se o não fizesse teria o Botafogo em cima dele.


A nossa equipa aguentou-se, mas poderia ter tomado gol, porque os santistas entravam pelas alas e levavam perigo à baliza. Porém, um Botafogo muito mais objetivo do que bom de bola, teve um lance iniciado por Seedorf, completado por Rafael marques e Sacramentado pelo ‘oportunista’ Elias. Aí o Santos quebrou e chegou-se ao fim do 1º tempo com o Glorioso em vantagem.


Na 2ª parte o Santos tentou empatar, mas não conseguiu penetrar na defesa do Botafogo com a facilidade dos minutos iniciais da partida, e novamente em lance oportunidade, e com uma excelente cabeçada, Elias bisou e deu ao Botafogo uma boa folga. Elias supera-se. É tecnicamente limitado, mas o seu esforço é compensado com gols – gols decisivos.


Tudo parecia indicar que o Santos não teria pernas para nós, mas eis que num lance em que a defesa do Botafogo foi arrastada, uma bomba a 125 quilómetros por hora diminuiu para o que Santos, apesar da Grande Muralha ir à bola mas não conseguir tocar-lhe, tal era a velocidade que levava.


Ainda assim, o Santos não tinha fôlego, e talvez pudéssemos ter sido mais afoitos no ataque, mas isso não aconteceu e Oswaldo Oliveira arriscou uma substituição aos 90’, que dera muito mal resultado no passado: entrada de André Bahia.


Para ser justo, direi que tinha dúvida se o titular deveria ser Hyuri ou Octávio, mas confie na escolha de Oswaldo, que até nem deu certo, mas que não posso criticar porque era uma questão de opção pessoal. Talvez eu tivesse avançado com Octávio e guardasse Hyuri para sacramentar a partida na 2ª parte, mas em qualquer caso eu não criticaria o treinador. Aliás, o Octávio acabou por entrar e ser útil.


Porém, fazer entrar o André Bahia de má memória no mesmo minuto em que no passado recente ele furou aos 49’ e noutra ocasião fez um gol contra absolutamente elementar, que não ocorre nem em pelada, fazendo-nos perder quatro precisos pontos, não seria opção desejável. Confesso que, desta vez, temi o pior. E do mesmo modo que aceitaria a escolha de Oswaldo entre Octávio ou Hyuri, e não o criticaria fosse qual fosse o resultado, na entrada de André Bahia, independentemente de não termos sofrido gol, é de lamentar que se arrisque desta forma. Pergunto: e se o André Bahia fura novamente? Que seria de Oswaldo? Que seria de nós, furibundos com ele? Eu não lhe perdoaria. Lamentável a opção.


Todavia ganhamos e, claro, para o coração do torcedor é essa a coisa mais importante, independentemente da qualidade do jogo.


O Botafogo mereceu a vitória, não tanto por ser arrasador, que não foi, mas porque é uma equipa muito bem encaixada, com um padrão de jogo invejável e formidável em termos de objetividade, e com goleadores em alternância – ora brilha Rafael Marques, ora Hyuri, ora Elias. E hoje brilhou também, e mais uma vez, a super-eficiência de Marcelo Mattos. Tem sido notável este atleta!


Ultrapassado mais este difícil obstáculo, e mais distantes de quem vem atrás, temos de abrir a caça à raposa. Os cardíacos que se defendam e não assistam ao jogo de quarta-feira!


Espingardas bem oleadas, cartuchos alinhados e… e se ganharmos?!?!?!


FICHA TÉCNICA:
Botafogo 2x1 Santos
» Gols: Elias, aos 38' e 56’ (Botafogo); Cícero, aos 66' (Santos)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 15.09.2013
» Local: Estádio Vila Belmiro, Santos (SP)
» Público: 11.300 pagantes
» Renda: R$ 178.707,00
» Árbitro: André Luiz Castro (GO); Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Nadine Schramm Camara Bastos (Sc)
» Disciplina: cartão amarelo – Dória, Hyuri e Gegê (Botafogo); Cicinho, Mena e Alison (Santos)
» Botafogo: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória, Julio Cesar; Renato, Marcelo Mattos, Hyuri (Octávio, 71'), Seedorf (André Bahia, 90’), Rafael Marques; Elias (Gegê, 82'). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Santos: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval, Mena; Alison (Arouca, 69'), Renato Abreu (Neílton, 57'), Leandrinho (Everton Costa, 72'), Cícero; Gabriel, Thiago Ribeiro. Técnico: Claudinei Oliveira.


Imagem: LANCE!Net


Veja aqui os gols:




O Botafogo mostra estabilidade a cada rodada, com grandes partidas de Rafael Marques, que corre o campo todo. A defesa também está cada vez mais afinada, assim como as excelentes entadas de Octávio ao longo das partidas, os bons passes de Seedorf e toda dedicação e vontade de vencer dos atletas do clube.
Hyuri hoje não fez uma boa partida, mas como ele é muito novo ainda vai oscilar entre partidas boas e outras onde ele estará mais apagado.



Seguindo assim, ambos os títulos, do Brasileiro e da Copa do Brasil, são plenamente tangíveis.

Nenhum comentário: