Observação: Rica Perrone, após as críticas, escreveu um artigo alegando que havia sido irônico no primeiro sobre a partida. Comentários sobre isto no fim deste texto. Este artigo continua válido para refutar seu posicionamento inicial sobre a partida:
Primeiramente, a foto do Maracanã vazio, tirada durante o dia, induzindo o leitor a pensar que não haviam torcedores do alvinegro do Rio no estádio. Isto é tentar manipular o leitor que, digamos, acesse o seu site na quinta pela manhã para saber sobre o jogo e ao ver a foto, pense que literalmente o estádio ficou vazio.
Por bom-senso jornalístico, deveria ter publicado uma foto de trás dos gols, onde mais de 20 mil botafoguenses ocuparam as cadeiras. Os assentos dos setores centrais são bem mais caros e há de se levar em conta o horário do jogo: terminou por volta de meia-noite de uma quarta-feira e no dia seguinte as pessoas têm que trabalhar, procurar trabalho, estudar etc. Nem todo mundo também tem 60 reais para gastar semana sim, semana não, em um jogo, independente da fase do seu clube.
Discutindo com torcedores do Botafogo no Facebook, ele disse: "sem lotar o Maracanã, seu time deverá se contentar em jamais ser campeão novamente". Obviamente que é uma argumentação falaciosa: as grandes equipes do Nordeste lotam os estádios em todas as partidas e há anos não ganham um grande torneio nacional. Isto refuta sua argumentação.
Agora, o texto: ele diz que ficou "desinteressado" em escrever sobre o jogo, devido ao que ele julgou "desinteresse da torcida do Botafogo". Isto já foi refutado acima e ele esquece que, mesmo se o torcedor não vai ao estádio, existem outras formas do adepto do clube se interessar por este: as vendas de camisas estão em alta, o número de sócios do programa "sócio-torcedor" estão crescendo exponencialmente e as assinaturas do PFC (o sistema de pay-per-view da TV por assinatura) vêm aumentado também.
A obrigação de um jornalista, que assumiu o compromisso de comentar o resultado de todas as partidas da série A, é reportar o que ocorreu no jogo, independente do público. Se acompanha o futebol há anos, deveria saber que a questão do público é bem mais complexa do que parece. Algumas pessoas poderiam falar que "O Flamengo lotou contra o Cruzeiro na partida de volta da Copa do Brasil", mas aí há de se lembrar que era um jogo eliminatório. Rica Perrone parece se deixar cegar pelo costumeiro ódio da imprensa paulista contra o Botafogo. Será que se a torcida do seu clube quase rebaixado, o São Paulo, não lotasse o estádio em todos os jogos, ele deixaria de falar sobre este?
Preços do jogo de ontem:
Sul Superior: R$ 60 (R$ 30 meia) - BOTAFOGO - Acessos B e C
Sul Superior (ANTECIPADO 2ª e 3ª): R$ 40 (R$ 20 meia) - BOTAFOGO - Acessos B e C
Sul Inferior: R$ 60 (R$ 30 meia) - BOTAFOGO - Acessos B e C
Sul Inferior (ANTECIPADO 2ª e 3ª): R$ 40 (R$ 20 meia) - BOTAFOGO - Acessos B e C
Norte Superior: R$ 60 (R$ 30 meia) - BOTAFOGO - Acesso F
Norte Superior visitante: R$ 60 (R$ 30 meia) - Corinthians - Acesso E
Norte Inferior: R$ 60 (R$ 30 meia) - BOTAFOGO - Acesso F
- Setor central
Premium Leste Clube: R$ 100 (R$ 50 meia)
Premium Oeste: R$ 150 (R$ 75 meia)
Nem todos recebem um salário onde R$ 100, R$ 150 não façam falta no fim do mês, para assistir dois, três jogos do Botafogo no setor mais caro (e que ficou mais vazio) do Estádio Jornalista Mário Filho
Seedorf agradece à torcida. Os torcedores parecem desinteressados?
Não tinha torcida, Perrone? Quem são estas pessoas então?
Nota: Algumas horas após ser espinafrado no Facebook, Perrone escreveu um texto tentando colocar panos quentes, alegando que estava sendo "irônico" no texto anterior. Que ao menos aprenda a não fazer mau-jornalismo, quando se julgar o juiz dos públicos do Campeonato Brasileiro. Se o segundo artigo foi sincero, por que não escreveu-o logo? Se ele se acha no direito de ser "irônico" e praticar um jornalismo ruim ao escrever a crônica de um jogo, eu tenho o direito de dizer que ele deveria ter sido imparcial e correto na primeira análise sobre a partida. Creio que ele só escreveu o segundo após perder curtidas, compartilhadas e comentários em sua página na rede social, mas enfim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário