Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Mais uma inutilidade da indústria alimentícia: "Limão espremido"

A marca "Cocinero" lançou o tal do "Limão espremido", para as pessoas usarem em seus pratos. Custa cerca de R$ 6,00. Com R$ 4,00, você compra um quilo de limão.



Veja o que encontrei na lista de ingredientes:


Água, suco concentrado de limão, conservantes:benzoato de sódio, sorbato de potássio, antioxidantes:metabissulfito de sódio, ácido ascórbico, aromatizantes/ saborizante.


Vamos ver um dado sobre o metabissulfito de sódio:

Quando misturado com água, o metabissulfito de sódio libera dióxido de enxofre (SO2), um gás de odor pungente, desagradável que também pode causar dificuldades respiratórias em algumas pessoas. Por esta razão, o metabissulfito de sódio caiu de uso comum em épocas recentes, com os agentes tais como o peróxido de hidrogênio tornando-se mais populares para a esterilização eficaz e inodora de equipamentos. O dióxido de enxofre liberado entretanto faz da sua solução em água um forte agente redutor.Quando misturado com água, o metabissulfito de sódio libera dióxido de enxofre (SO2), um gás de odor pungente, desagradável que também pode causar dificuldades respiratórias em algumas pessoas. Por esta razão, o metabissulfito de sódio caiu de uso comum em épocas recentes, com os agentes tais como o peróxido de hidrogênio tornando-se mais populares para a esterilização eficaz e inodora de equipamentos. O dióxido de enxofre liberado entretanto faz da sua solução em água um forte agente redutor.


Com limão espremido, você faz uma limonada natural. O que tem de natural em uma garrafa que vende "limão espremido" com  um composto que pode virar dióxido de enxofre?

Entrei em contato com o fabricante, perguntando: "Como afirmam que é puro limão se possui tantos compostos químicos?".

Nenhum comentário: