Pesquisar este blog

domingo, 8 de setembro de 2013

Botafogo derrota Criciúma, por 2 a 1, de virada









Apesar do erro no gol cedo, o Botafogo hoje mostrou que Oswaldo de Oliveira tem estrela. Apostou corretamente no meia Octávio e a equipe evidenciou uma grande entrega na segunda etapa, mostrando que quer levar os dois campeonatos. Vitória na raça.
Milton Rafael jogou bem e fez defesas importantes na partida, influenciado pelo bom clima da equipe. Não poderia também falar do golaço, em um lance de técnica e de oportunismo, de Elias.


Análise do meu amigo Rui Moura, grande botafoguense de Portugal:


Os dirigentes fazem o desmanche do elenco? Não tem problema: Oswaldo vai buscar os garotos vindos da base. Não tem Seedorf? Não tem problema: pode-se escalar Renato para mesclar a experiência com a juventude. Jeferson foi para a Seleção? Não tem problema: escala-se Renan. Renan faz asneira e é expulso? Também não tem problema: há Milton Raphael. Saiu o vitinho? Não tem problema: entrou Hyuri estreando-se com dois gols, e um deles um golaço de categoria mundial. Hiury não consegue fazer golaço? Não tem problema: Elias faz outro golaço de categoria mundial.


Meus amigos, nunca vi um Botafogo assim há mais de 20 anos. Talvez desde 1989.


O treinador teve que tirar da cartola coelhos inexistentes, mas os milagres vão acontecendo. E Oswaldo Oliveira também tem pouco por onde errar dadas as faltas de opção e a necessidade premente de substituir da melhor forma os ‘desmanchados’, os lesionados e os suspensos. Porém, na verdade, as opções vão acontecendo com Octávio, Hyuri, Gegê, além de outros jovens já consagrados como titulares: Gilberto, Dória, Gabriel.


Além disso, Oswaldo Oliveira deixou de recuar o time, razão que nos fez perder seis preciosos pontos no final das partidas, passando sistematicamente a efetuar substituições com caráter ofensivo. Não sei porque é que decidiu mudar a sua postura, mas sei que o resultado é bom. Provavelmente ouviu as críticas e emendou a mão. Ou tem lido o Mundo Botafogo, que sistematicamente o criticava por opções erradas, enquanto nos últimos jogos tem sido imensamente feliz nas suas opções. Além de comprovar que as críticas negativas do Mundo Botafogo eram fundadas. As críticas agora só podem ser positivas.


E inacreditavelmente, para quem não fez gols, nem coisa alguma, em 20 jogos, Rafael Marques revela-se uma peça fundamental no equilíbrio do time, marcando gols importantes e dando passes açucarados para os companheiros finalizarem vitoriosamente.


Temos um Botafogo que além de difícil de bater, que luta até ao último instante. E esta torcida pode dar-se por muito feliz: num jogo um golaço de Hyuri , no outro jogo um golaço de Elias.


Os três próximos jogos são muito difíceis, e dos resultados que o Botafogo consiga alcançar dependerá certamente o caminho a seguir no que concerne a eventual priorização de uma ou outra competição que estamos disputando.


Porém, aconteça o que acontecer, é uma felicidade ver um time tão coeso e determinado como este. De tal modo que até o treinador começou tomando jeito e faz o triângulo do sucesso: jogadores, comissão técnica e torcedores.


Parabéns, rapazes!

Nenhum comentário: