Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de março de 2013

SP terá serviço integrado de atendimento a doente com câncer



DE SÃO PAULO - O Estado de São Paulo passa a implementar hoje um serviço que integrará os procedimentos de combate ao câncer nas unidades públicas de saúde. A intenção é ampliar o acesso aos tratamentos, uniformizar procedimentos e agilizar a chegada dos pacientes aos locais de atendimento.

Chamada de "Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer", em homenagem à apresentadora que completaria 84 anos hoje, a iniciativa tem um aporte de R$ 143,5 milhões que serão aplicados na melhoria de unidades e na criação de novos centros de atenção à doença.

A rede vai unir 71 centros públicos espalhados pelo Estado e terá um Centro de Regulação Oncológica, que ficará em São Paulo. Inicialmente, 13 pontos vão receber recursos.

"Hoje, em alguns casos, as pessoas fazem uma peregrinação em busca de um local para fazer o seu tratamento. Algumas se cadastram em mais de um hospital. Agora, o centro vai fazer o encaminhamento para o melhor lugar e vai distribuir o fluxo de pessoas", disse Paulo Hoff, presidente do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira).

Segundo Hoff, as chances de cura para o câncer estão entre 60% e 70%. O acesso rápido ao tratamento é fundamental para os bons resultados.

"A rede entra no contexto de organizar a estrutura que temos hoje no Estado e para otimizar os atendimentos. Quanto mais cedo é o diagnóstico, maior é a chance de sucesso."

O objetivo do sistema, a médio prazo, é que todas as pessoas do Estado que procurem o sistema público de saúde iniciem o tratamento contra o câncer em menos de 60 dias e que o local de atendimento fique a, no máximo, duas horas de sua casa. São Paulo tem cerca de 130 mil casos da doença por ano.




Folha de São Paulo

Nenhum comentário: