Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Contra o armamentismo



Não gosto da ideia de que todos possam andar armados ou terem armas em casa para "defesa pessoal". No nosso país, atualmente, para portar uma arma de fogo o cidadão precisa comprovar que realmente corre algum risco e/ou que precisa de uma arma constantemente (veja o que diz a lei aqui). Estou ciente de que no Brasil morrem mais pessoas do que nos EUA com armas, apesar de aqui elas serem mais restritas que lá, mas os motivos da violência no Brasil são outros, como mostra a pesquisa abaixo:



Para o sociólogo Guaracy Mingardi, ex-secretário de Segurança de Guarulhos (SP) e atual assessor da Comissão Nacional da Verdade, "Brasil e EUA tem culturas diferentes de violência".

"A principal questão é a Justiça. Nos Estados Unidos a probabilidade de levar um homicida para a prisão é muito maior que no Brasil", afirma. Segundo ele, a impunidade abre caminho para a violência no país.

A natureza dos crimes também é diferente. "No Brasil, a violência interpessoal, que engloba briga de bar, de vizinho, marido e mulher, responde por mais da metade das mortes", diz.

Para José dos Reis Santos Filho, sociólogo e professor da Unesp de Araraquara, existe uma cultura de violência no país.

"No Brasil ainda há a tendência de se resolver as coisas de maneira imediata, ir rápido às vias de fato", diz.

"Nos Estados Unidos, a ofensa à integridade física é um tema sensível", diz, observando que é possível com muito mais facilidade conseguir indenizações na Justiça em casos de agressões.



Já temos brigas e mortes em discussões banais e de trânsito hoje em dia, com a restrição de armas, provavelmente teremos mais ainda em um cenário onde a posse e/ou o porte de um revólver seja mais fácil. Precisamos sim de uma polícia mais preparada, eficiente e equipada, assim como leis mais duras contra todos os tipos de crimes. Transformar o país em um grande velho-oeste, onde cada um anda com seu revólver na cintura não é a solução. Isto sem contar os inúmeros acidentes com arma de fogo que acontecem no Brasil e no mundo.

Além de tudo, financiada pela indústria das armas, a direita brasileira criou uma tese surtada e conspiracionista de que "estão querendo desarmar a sociedade para dar um golpe comunista". Bobagem. Ter arma em casa não deixa ninguém seguro. Boa parte das armas legalizadas no Brasil vão parar nas mãos de bandidos, reagir a um assalto aumenta as chances da pessoa ser baleada e ainda temos os inúmeros acidentes domésticos envolvendo crianças e armas (veja um exemplo disto aqui).

Notícia:
"O número de mortes ocorridas durante assaltos cresceu quase 20% no ano, segundo as estatísticas oficiais de maio divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Segundo as estatísticas, os latrocínios pularam de 119 casos nos primeiros cinco meses de 2010 para 141 casos no acumulado deste ano, em igual período.

Esse é um tipo de crime considerado pela polícia um dos mais difíceis de combater porque não são, em regra, planejados pelo bandido.

São fruto, na maioria das vezes, da reação da própria vítima durante um roubo."


A indústria armamentista vende uma ideia falsa de que basta ter uma arma para ser o herói durante o assalto, o que é falso, levando em conta que até policiais treinados costumam morrer ao reagir a um ladrão (veja um exemplo aqui). Pesquise na internet pelos termos "policial morre ao reagir a assalto" e vai encontrar diversas histórias trágicas. Os casos de sucesso de pessoas que reagiram armadas à assaltos até existem, mas são minoria e dão uma falsa impressão de que tudo é simples porque as histórias são surpreendentes.

Estatísticas:


Segundo o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, pessoas que andam armadas têm, estatisticamente, probabilidade 56% maior de ser feridas ou mortas.

Dois segundos é o tempo máximo que uma pessoa tem para reagir, armada, a um assalto. Depois disso, é quase certo que saia ferida ou mesmo morta. A não ser policiais altamente treinados ou mocinhos de filmes de caubói, é impossível encontrar alguém com tamanha destreza.

O bandido tem a seu favor o efeito surpresa, além de uma experiência muito maior no manuseio de armas.

O Brasil tem a segunda maior taxa mundial em acidentes com armas, com 1200 vítimas anuais.

Em São Paulo, 12 000 armas são roubadas anualmente e reforçam o arsenal dos bandidos.

No Rio, 30% dos homicídios decorrem de motivos fúteis: briga de trânsito, de namorados e outros nos quais a arma disponível transforma uma discussão tola em fatalidade.

Sobre a questão dos EUA, onde há uma cultura armamentista e acontecem anualmente várias chacinas, como a recente tragédia onde 28 pessoas foram mortas na escola em Connecticut, se não é possível proibir a venda de armas para civis devido à Constituição americana, deviam ao menos restringir a venda de submetralhadoras e outros tipos de armas mais letais e automáticas para civis. Também é um descalabro propor que professores tenham armas nas escolas, como fez um deputado norte-americano. Eu não gostaria de colocar meu filho em uma sala de aula onde alguém estivesse armado. 

Seria interessante que as escolas tivessem máquinas de raio-x nas entradas e o acesso à escola fosse rigorosamente controlado, além de seguranças para proteger os alunos. Na recente tragédia dos EUA, a diretora abriu a porta para o atirador, pois conhecia-o a muito tempo. Este tipo de coisa não pode acontecer em uma escola, quanto mais em um país onde estranhos entram em escolas e matam todo mundo.

Talvez em alguns países sem tantas disparidades sociais e uma população com uma forte e antiga cultura de armas, como Canadá e Suíça (nem vou mencionar os EUA, que possui esta cultura mas ao mesmo tempo vivencia constantes massacres), não seja tão arriscado para a sociedade ter uma arma em casa, mas no Brasil, com uma cultura de violência o costume do " acerto de contas" tão forte, sobretudo pela certeza da impunidade, esta não é uma ideia viável.


Propaganda de armas em jornal norte-americano, na página que anuncia a chacina da escola de Connecticut.

Recomendo também este artigo em inglês, que derruba um a um os argumentos dos armamentistas, como a falácia de querer comparar faca com revólver e outras coisas. Se precisar, use o Google tradutor.
País mais armado do mundo, EUA registram 34 mortes por armas de fogo todos os dias

Nenhum comentário: