Pesquisar este blog

sábado, 8 de setembro de 2012

Superação de ex-lateral-esquerdo dá motivação para elenco do Botafogo




Desistir jamais. Este é o lema atual do Botafogo, pensamento reforçado no último domingo, após visita especial ao vestiário do Engenhão depois da vitória sobre o Coritiba. Jefferson, lateral-esquerdo do Glorioso em 1995 e que sofre com grave lesão cerebral que afetou os movimentos dele, foi levado ao contato do elenco atual pelos ídolos Carlos Alberto Torres e Wilson Gottardo. A emoção do momento fez o grupo alvinegro formar um pacto de superação.
Aos 31 anos, em 2001, Jefferson contraiu a Síndrome de Behçet, uma doença rara e causada por baixa imunidade, que pode ser transmitida através da ingestão de frutas ácidas ou chocolate. Em 2002, quando estava em transferência do Atlético-MG para o Juventude, o jogador sofreu perda repentina dos movimentos corporais. No caso dele, a lesão aconteceu no cérebro, resultando em paralisia total e perda da fala. Não há cura para o problema e, durante anos, ele só conseguiu se comunicar através do movimento dos olhos.
Morador de Pato Branco (PR), cidade natal dele, e em constante batalha pela vida, Jefferson é sempre conduzido pela esposa Adriana Oltramari para as inúmeras sessões de fisioterapia e hidroterapia que o fizeram recuperar os movimentos da mão direita. Por intermédio de um amigo em comum, o ex-jogador foi acolhido recentemente por Carlos Alberto Torres, que conseguiu o apoio do Botafogo para financiar uma viagem para consulta médica no Rio, o que ocorreu na semana passada, com direito a ida ao Engenhão para mudar o rumo do time atual no Brasileirão.
- Ficamos muito emocionados e aprendemos uma lição. Todos no vestiário viram o quanto é importante batalhar na vida. Ele nos deixou um estímulo para sempre fazer o melhor, dar valor a tudo e não desistir - disse o volante Renato.
Jefferson, de 42 anos, já deixou frutos no Alvinegro. Na quarta-feira, o time venceu de virada por 3 a 1 o Cruzeiro, em Minas, brigando até o fim. Pelo visto, luta não vai faltar ao Glorioso até dezembro.


EMOÇÃO NA VOLTA À ROTINA
Se nos tempos em que jogava, Jefferson entrava no vestiário com os companheiros de clube, no último domingo ele entrou empurrado na cadeira de rodas pelo filho Pedro Henrique, de 15 anos. Ao lado dele, emocionou a todos ao ser saudado pelos jogadores que tinham acabado de vencer o Coritiba:
- Eu me emocionei muito, pois o Jefferson ali voltou a ficar no meio dos jogadores, algo que foi a vida dele. Os jogadores fizeram uma corrente com ele, o abraçaram e deram uma camisa de jogo. Foi muito legal – disse a esposa Adriana, detalhando a emoção dele:
- Vimos muitas reações de felicidade. Ele tem muito carinho pelo Botafogo, foi o clube pelo qual ele mais jogou. Estar ali foi muito representativo para ele.


BATE-BOLA
Adriana Oltramari
Esposa de Jefferson, em entrevista exclusiva ao LANCE!
Há quanto tempo o Jefferson sofre com está doença?
Há 11 anos. Na verdade, não há uma causa conhecida de como ele contraiu. Essa doença costuma dar diretamente nas articulações, mas a dele deu no cerebelo, afetando os movimentos e a fala.
Como se deu a viagem ao Rio?
Um amigo acompanhou a história do Jefferson e conversou com o Carlos Alberto Torres para ver se conseguia uma consulta no Rio com um renomado neurologista. O Botafogo pagou nossas passagens, hospedagem e consulta. Foi muito gentil.
O que o médico constatou?
Ele confirmou a Síndrome de Behçet e disse que o tratamento que fazemos atualmente é o correto. Viemos ao Rio na esperança de ter surgido alguma medicação nova, mas isso ainda não existe.
Está previsto uma nova ajuda da diretoria do Botafogo?
Peço a Deus para que venha ajuda. Carlos Alberto se prontificou a ver todo tipo de ajuda com o Botafogo. Ele é o intermediário. O Botafogo foi muito prestativo em tudo.


COM A PALAVRA
Wilson Gottardo - Ex-zagueiro do Botafogo, em entrevista ao LANCE!
Levamos o Jefferson lá no vestiário no domingo. Foi emocionante, ele chorou muito. Vitor Júnior o abraçou e foi muito carinhoso. Oswaldo também, que é uma pessoa muito atenciosa e carinhosa, lhe deu uma camisa e ele chorou muito.
Expliquei para o Seedorf que ele foi jogador do Botafogo. Seedorf é um gentleman. Foi muito carinhoso também. É importante para os filhos dele também, para que saibam que o pai deles é importante e é querido pelo que fez e pelo que é.


A SÍNDROME DE BEHÇET
A Síndrome de Behçet é uma inflamação dos vasos sanguíneos de pequeno e grande calibre de causa desconhecida.  O sistema imunitário, que por norma protege o organismo de agentes estranhos e infecções, passa a produzir inflamações que podem afetar qualquer parte do corpo.


FICHA TÉCNICA
Nome: Jefferson Vieira da Silva
Nascimento: 25/8/1970, em Londrina (PR)
Posição: Lateral-esquerdo
Títulos pelo Botafogo: Carioca e Teresa Herrera (97) e Rio São Paulo (98)
No Botafogo: 239 jogos e 9 gols. Atuou em 1991, 1992, 1994, 1995, 1996 e 1998.

Eu vi este grande jogador em campo, sempre teve muita raça. Que a história de superação dele ajude o Botafogo.

Nenhum comentário: