Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Intel quer eliminar senha de computador com a palma da mão



A Intel quer acabar com as senhas. Cientistas da companhia, a maior fabricante mundial de chips, demonstraram nesta quinta-feira um sistema que reconhece o padrão de veias da palma da mão. Ao agitar as mãos diante de um sensor, a máquina elimina a exigência de digitar uma sequência de números e letras para ter acesso a smartphones, computadores e também a sites e serviços na internet.

- Ninguém gosta de senhas - disse Justin Rattner, chefe do escritório de tecnologia da Intel, em uma entrevista antes de apresentar o trabalho da companhia, ainda em andamento, em uma reunião para desenvolvedores.

- Isso elimina completamente a profunda inconveniência da senha.

Rattner lidera uma equipe de mais de mil cientistas em todo o mundo que buscam melhores funções para os chips da Intel e os dispositivos que os executam. Sua equipe inclui antropólogos e até mesmo escritores de ficção científica que estudam as pessoas e tentar imaginar como elas podem utilizar a tecnologia oferecida pelos processadores da Intel. Uma quantidade crescente de trabalhos no laboratório da Intel está focada em soluções de curto prazo e problemas da vida real, disse Rattner.

Enquanto outros dispositivos de identificação biométrica já estão em uso, o sistema da Intel vai ainda mais longe, disse ele. Uma vez que a máquina identificou um usuário, hardware e software se conectam com todos os outros serviços protegidos - como um banco online.

Para oferecer mais proteção, as máquinas contêm sensores adicionais que detectam quando um usuário se afastou e automaticamente bloqueiam o acesso a todas as máquinas e sites conectados, disse ele.

Rattner também fez questão de tranquilizar as pessoas que podem estar preocupadas com o que os criminosos podem fazer, recorrendo à violência para obter acesso a palma da mão a fim de roubar aparelhos.

- Mãos cortadas não funcionam porque é preciso ter o fluxo de sangue.

O GLOBO

Nenhum comentário: