Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

NASA quer criar a "Velocidade de Dobra" de Star Trek





No seriado Star Trek — programa que apresentou o Capitão Kirk e o Doutor Spock —, dezenas de artefatos tecnológicos e inovadores foram mostrados, sendo que alguns realmente se tornaram realidade, como a porta que abre “sozinha” e os celulares.

Contudo, uma das maiores ideia do programa não foi reproduzida, que é a “Velocidade de Dobra”. Esse era o sistema de propulsão da nave do seriado, que trabalhava com a velocidade da luz como base — ou seja, uma Dobra corresponde a uma viagem duas vezes mais rápida do que a que seria feita pela luz.

E era esse sistema que permitia a exploração espacial, já que foi possível percorrer distâncias enormes. Por conta disso, a NASA quer criar algum tipo de propulsão parecido com o do seriado, de forma que os astronautas possam viajar tanto quanto o pessoal da Enterprise.

No entanto, uma viagem em uma velocidade tão alta quanto a da luz é impossível para os padrões da tecnologia atual. Sendo assim, os cientistas estão trabalhando para contornar essa barreira.

A bolha de dobra

No momento em que a nave do Capitão Kirk entrava em Dobra, uma “bolha” de tempo-espaço protegia a tripulação e a estrutura do veículo contra uma velocidade tão grande — tanto que os viajantes não notavam que estavam indo tão rápido. E é esse o ponto de partida do estudo dos cientistas norte-americanos.

Eles já encontraram algumas brechas em equações matemáticas que indicam a possibilidade de deformações entre a relação do tempo e o espaço que resultariam em uma proteção semelhante a essa bolha.

Por enquanto, a pesquisa está surtindo resultados modestos, mas a NASA garante que descobertas revolucionárias estão por vir — afinal de contas, eles estão começando a descobrir como visitar outros mundos.


Tá, e a energia para isso tudo?

Inicialmente, os cientistas imaginavam que seria necessário usar um combustível exótico — e uma quantidade que seria igual ao tamanho de Júpiter — para viagens desse gênero. No entanto, as pesquisas provaram que esse pensamento estava errado.

Se a bolha de proteção realmente for possível, eles poderão usar a relação entre o tempo e espaço para diminuir a quantidade de combustível usado. Dessa maneira, a nave gastaria “apenas” 500 quilos — o que é uma quantidade alcançável.

A conclusão dessa história





Se toda essa pesquisa gigantesca e inovadora der certo, os astronautas terão como visitar Gliese 581g — um planeta que está a 20 anos-luz de distância — em dois anos. Ou seja, viagens interplanetárias seriam totalmente viáveis, com a possibilidade colonizar outros mundos ou de procurar vida alienígena em lugares em que nenhum outro homem jamais esteve.

Agora, vamos torcer (muito) para que tudo isso dê certo!

Tecmundo

Nenhum comentário: