Pesquisar este blog

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Conversando amistosamente com vegetarianos

Pezinho de soja


Recentemente, no debate em um fórum que participo, um cidadão desprovido de capacidade de pesquisar temas afirmou várias coisas sobre a soja. Citando pesquisas antigas, alegou o seguinte:


"Eu sei pouco sobre o assunto? Não seja estúpido, somente uma pessoa sem informação recomenda soja (idem o link) que transforma o homem em mulher, afinal, existe alta concentração de hormônio feminino na soja..


' você viu que faz mal para os espermatozóides, puro hormônio feminino... nunca viu os vegetarianos que mais parecem mulheres de tão femininos?!? Justamente pela soja.."


Fonte


Será que isto é verdade?
Não. Quanta besteira.
Vejamos o que pesquisas científicas recentes demonstram.

A tradução foi feita pelo google, mas certamente todos vão compreender:


Exposição à Isoflavona de soja não feminiliza homem


OBJETIVO: avaliar criticamente as evidências clínicas, e quando não estiver disponível, os dados do animal, mais relevantes para as preocupações de que a exposição de isoflavonas na forma de suplementos ou alimentos de soja tem efeitos sobre a feminização dos homens.

PROJETO: Medline revisão de literatura e de referência cruzada dos dados publicados.

RESULTADO (S): Em contraste com os resultados de alguns estudos com roedores, os resultados de uma meta-análise publicada recentemente e estudos posteriormente publicados mostram que nem suplementos de isoflavonas de soja ou isoflavonas ricos afetam testosterona total ou livre (T) níveis. Da mesma forma, basicamente, não há evidências de nove estudos clínicos identificaram que a exposição de isoflavona afeta os níveis circulantes de estrogênio nos homens. A evidência clínica indica também que as isoflavonas não têm efeito sobre os parâmetros de esperma ou sêmen, embora somente três estudos de intervenção foram identificados e nenhum estava mais de 3 meses de duração. Finalmente, os resultados de estudos em animais sugerem que as isoflavonas aumentam o risco de disfunção erétil não são aplicáveis aos homens, por causa das diferenças no metabolismo de isoflavonas entre roedores e seres humanos ea quantidade extremamente elevada de isoflavonas, que os animais foram expostos.

CONCLUSÃO (S): Os dados de intervenção indicam que as isoflavonas não exercem efeitos sobre a feminização dos homens no nível de ingestão igual e até consideravelmente superiores são típicos para homens asiáticos.

Pubmed


Outro artigo interessanteA proteína de soja isolados de diferentes teor de isoflavonas não afectam negativamente a qualidade do sêmen em homens jovens saudáveis. 

A quem recorri para rebater as alegações irreais sobre a soja? Aos seus maiores consumidores, ou seja, os vegetarianos. Entrei em uma comunidade do orkut e logo me passaram estes links, de estudos científicos recentes. O portal Pubmed sempre possui artigos científicos recentes. O que o proponente de que a soja faz mal estava fazendo? Pegando textos de fontes não-confiáveis, pesquisando de forma aleatória no google e sem buscar fontes acadêmicas recentes. Quando uma pessoa faz isto, em um debate sobre um tema científico, ela é apenas uma palpiteira ignorante.Tenho que reconhecer que, independente de discordar de alguns argumentos dos vegetarianos, neste ponto foram muito solícitos e não recorreram aos achismos e palpites desprovidos de fatos. Recomendar artigos científicos para demonstrar algo é o mais honesto que podemos fazer, para não sermos apedeutas.

Nenhum comentário: